Covid-19

Morre paciente com Síndrome de Down abraçado por enfermeiro por falta de leito em UTI

A foto do enfermeiro Raimundo Nogueira abraçando o paciente Emerson Júnior viralizou nas redes sociais

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 29/01/2021 às 15:56
Mirene Borges Da Silva
FOTO: Mirene Borges Da Silva

Na última semana, viralizou na internet a foto de um enfermeiro abraçando um paciente com Síndrome de Down que estava com dificuldades para respirar por causa da Covid-19. Emerson Júnior foi abraçado pelo enfermeiro Raimundo Nogueira Matos para receber oxigênio e se acalmar. Na última quinta-feira (28), ele morreu à espera de um leito de UTI.

Enfermeiro abraça paciente com Síndrome de Down para dar oxigênio e foto viraliza

O caso aconteceu em Caapiranga, no Amazonas. Emerson estava internado desde o último dia 20 de janeiro. Na terça-feira (26), ele teve uma parada cardíaca, foi intubado e transferido para um hospital na cidade de Manacapuru.

Relembre a história

O enfermeiro Raimundo Nogueira Matos, de 38 anos, se aproximou do paciente Émerson Júnior, de 30 anos, que estava com medo de usar a máscara de oxigênio. Com o carinho, o cuidado e o abraço de Raimundo, Émerson ficou mais tranquilo e o procedimento foi realizado.

"Como o paciente é especial, ele não entende a importância do tratamento. No caso, a gente precisava ofertar a oxigenioterapia pra ele com a máscara, com aquele reservatório; e ele estava muito ansioso. Então ele me abraçou, e eu consegui tranquilizar ele, chegar mais próximo", disse o enfermeiro.