Tecnologia

Voz de cantor morto é recriada por inteligência artificial; veja vídeo

Kim Kwang-seok, famoso na Coreia do Sul, morreu em 1996

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 16/02/2021 às 14:05
Reprodução
FOTO: Reprodução

O cantor coreano Kim Kwang-seok foi ouvido cantando uma música na televisão. Seria uma cena comum e normal, acontece que o cantor, famoso na Coreia do Sul, morreu em 1996. A música que foi cantada ele jamais gravou em um programa de TV do país.

O fato inusitado teve a presença de um software de inteligência artificial (IA) que foi treinado para aprender a voz de Kim. Primeiro, o programa aprendeu 20 das músicas do artista, além de captar o jeito que ele falava. Depois, treinou a voz em mais de 700 músicas.

"Ficamos muito surpresos de ouvir que a IA canta melhor após aquecer a voz", diz Kim Min-Ji, produtora do programa de TV. Segundo os responsáveis pela tecnologia, a família do cantor foi informada, e reagiu bem à iniciativa.

No entanto, há quem não goste da ideia. Im Uk-jin, morador da capital Seul, se diz preocupado. "Há um conjunto de habilidades e hábitos que só um ser humano pode ter. Se a IA puder imitar tudo isso, o mundo será dominado pela IA, e não por seres humanos", analisou.

Kim foi encontrado morto no dia 6 de janeiro de 1996, em sua casa. Ele estava com uma corda em volta do pescoço. A polícia considerou suicídio.

* Com informações da BBC

Veja e ouça no vídeo: