Saúde

Caruaru completa um mês de vacinação contra a Covid-19

Já foram aplicadas 8.550 doses, segundo a Secretaria de Saúde do município.

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 19/02/2021 às 16:14
Janaína Pepeu/Divulgação
FOTO: Janaína Pepeu/Divulgação

A cidade de Caruaru, no Agreste de Pernambuco completou nesta sexta-feira (19) um mês do início da campanha de vacinação contra a Covid-19. As primeiras doses que chegaram ao município foram da vacina CoronaVac, produzida pela farmacêutica chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan.

Prefeitura de Caruaru vacina idosos acamados contra covid-19 nesta terça
Idosos a partir dos 85 anos podem ser vacinados em Caruaru; saiba como agendar
Furar fila da vacinação contra Covid-19 pode levar à prisão

A primeira pessoa a receber a vacina foi a técnica de enfermagem Manoela Auxiliadora, de 34 anos. Os profissionais da saúde fazem parte do grupo prioritário, pois atuam na linha de frente do combate a pandemia. Muitos acabaram contraindo a doença antes de serem imunizados, foi o caso da enfermeira Ana Karolina, a segunda pessoa ser imunizada no município. Ela já recebeu as duas doses do imunizante e a afirma que está trabalhando mais tranquila.

"Era uma expectativa muito grande da gente que faz parte da linha de frente, estamos a quase um ano há espera dessa vacina. Agora ficamos mais tranquilos, mais aliviados, trabalho com o coração mais calmo depois de ter sido vacinada", diz Ana Karolina.

A segunda remessa de vacinas chegou no dia 26 de janeiro, e com isso os idosos a partir de 85 anos puderam ser imunizados. Dona Antônia Bezerra, de 89 anos foi uma das primeiras do grupo a ser vacinada. "Eu estou dentro de casa, quando saiu é prevenida". Agora a expectativa da aposentada é pela segunda dose da vacina.

Pouco mais de 11% da população idosa de Caruaru foi vacinada contra a Covid-19

Segundo a Secretaria de Saúde de Caruaru, o número de vacinados está atingindo a meta esperada. "Ao todo, 8.550 doses já foram aplicadas, 2.847 idosos, a partir dos 85 anos de idade, já tomaram a vacina. Dessa forma atingimos a meta para esta faixa etária", explica o secretário de saúde de Caruaru, Breno Feitosa.

Em contrapartida, a ocupação nos leitos de UTI do município já chegam a 85%. "Estamos discutindo com a Secretaria Estadual de Saúde sobre qual estratégia será adotada para ampliação dos leitos de UTI, considerando que Caruaru atende toda a região do Agreste", comenta Breno Feitosa.

Confira a reportagem completa