Homenagem

Diocese de Nazaré da Mata faz ato em homenagem às vítimas da covid-19

Celebração foi um momento de solidariedade e prevenção ao coronavírus.

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 22/02/2021 às 13:55
Filipe Jordão/JC imagem
FOTO: Filipe Jordão/JC imagem

A Diocese de Nazaré da Mata, na Mata Norte de Pernambuco, realizou nesta segunda-feira (22) um ato para homenagear as vítimas da Covid-19 . A "Celebração da Esperança" também alertou a população sobre os cuidados de prevenção com o coronavírus. Para evitar aglomerações, a missa aconteceu com portões fechados.

Por meio de mota, a instituição religiosa reforçou o objetivo do ato. "A ação é uma maneira de chamar atenção da população para esse momento de solidariedade e de cuidado com a saúde, reforçando a necessidade do uso de máscaras, álcool 70% e distanciamento social".

O Bispo Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena e o padre Pedro Francisco do Nascimento, celebraram a missa, que teve início às 6h na igreja Catedral, localizada na Praça João XXIII, centro da cidade.

Um painel com fotografias de todas as vítimas do coronavírus na cidade foi colocado em frente à igreja. Os registros reuniram nomes, idades, bairros e datas dos falecimentos. Como parte das homenagens, foi realizado ainda o ‘badalar dos sinos’ . Na ocasião, foi feita a leitura das vítimas da Covid-19 na cidade.

Calamidade pública

Na quinta-feira (18), a prefeitura prorrogou o Estado de Calamidade na Saúde Pública por mais 180 dias, até 30 de junho de 2021, por causa dos casos de Covid-19 e das consequências da doença para a população. 

A Prefeitura de Nazaré da Mata afirmou que usará todos os meios disponíveis, como a Guarda Municipal, Polícia Militar e Civil, para coibir práticas abusivas, bem como para fazer cumprir o presente decreto e fiscalizar aglomerações.

A gestão municipal decidiu suspender, por 45 dias, as aulas presenciais nas escolas e faculdades públicas e particulares do município. Na última sexta-feira (19), a Secretaria de Educação de Pernambuco já havia informado que as aulas para os alunos do ensino médio da cidade seriam suspensas por uma semana.

Tanto o Governo do Estado quanto a Prefeitura de Nazaré da Mata afirmam que não houve registros de surtos de Covid-19 nas escolas da cidade e que as medidas estão sendo adotadas por precaução, para evitar o aumento de casos.