Saúde

Saiba quais os sintomas da Síndrome de Haff, 'doença da urina preta'

Doença é causada por ingestão de toxina presente no peixe.

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 24/02/2021 às 17:21
Pixabay
FOTO: Pixabay

A síndrome de Haff, também conhecida como doença da urina preta, que foi diagnosticada em duas mulheres pernambucanas pode causar dores musculares e até insuficiência renal. A doença é rara e casos mais recentes foram registrados no Recife e na Bahia, onde houve um aumento de mais de 200% no número de pacientes.

Síndrome de Haff: irmãs estão internadas com 'doença da urina preta' em Pernambuco

A síndrome é causada por uma toxina presente no peixe. Autoridades de saúde acreditam que a toxina biológica está presente em peixes de água doce, como arabaiana, conhecido como olho de boi e crustáceos.  Ao ingerir o peixe com a toxina, o paciente acaba se intoxicando também.

A tóxina vai para os músculos, provocando dores musculares e afetando os rins. Entre os sintomas estão dor e rigidez muscular, dormência, falta de ar e urina preta, semelhante à café. A urina escura é uma consequência da necrose muscular, provocado pela síndrome. 

Confira outros sintomas que a doença pode causar:

- Náusea;
- Vômito;
- Diarreia;
- Febre;
- Vermelhidão na pele;
- Falta de ar;
- Dormência no corpo;
- Insuficiência renal.

Os sintomas costumam aparecer entre quatro e seis horas após a ingestão do peixe, ou em alguns dias depois do consumo. Cada organismo reage de uma forma a quantidade de toxina ingerida. O tratamento indica a ingestão de bastante água, para o corpo se manter hidratado e analgésicos, para aliviar as dores. Ao primeiro sinal dos sintomas deve-se procurar atendimento médico.