Receita Federal

Imposto de Renda: quem recebeu mais de R$ 22,8 mil deve devolver dinheiro do Auxílio Emergencial

A regra foi anunciada pela Receita Federal.

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 25/02/2021 às 8:11
Marcello Casal Jr./ABr
FOTO: Marcello Casal Jr./ABr

Na última quarta-feira (24), a Receita Federal divulgou regras para declaração do Imposto de Renda (IR). No anúncio, foi informado que os contribuintes que receberam mais de R$ 22.847,76 em 2020 terão que declarar o IR em 2021 e devolver o dinheiro do Auxílio Emergencial.

Receita Federal anuncia regras para declaração do Imposto de Renda

Para fazer o cálculo do total recebido pelo contribuinte, não devem ser incluídos os valores recebidos pelo auxílio emergencial. O prazo para fazer a declaração do do Imposto de Renda 2021, ano-base 2020, começa em 1º de março e vai até o dia 30 de abril. O pagamento das restituições começa a ser feito no mês de março.

Como devolver o dinheiro?

Os contribuintes que se enquadrarem no requisito de devolução do auxílio emergencial podem devolver o dinheiro imprimindo um boleto (Darf) no próprio programa do Imposto de Renda, que será emitido junto com o comprovante da declaração.

Saiba como funciona a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda

A devolução deve incluir os valores que foram recebidos pelo contribuinte e pelos seus dependentes. Para as pessoas que foram vítimas de fraude e tiveram os nomes usados por outra pessoas para receber o benefício, a orientação é procurar atendimento do Ministério da Cidadania.