medidas restritivas

Governo de Pernambuco suspende cirurgias eletivas em 63 municípios do Agreste e Sertão

A medida foi anunciada em coletiva de imprensa pela Secretaria Estadual de Saúde, que divulgou ainda que pretende contratar 490 novos leitos para o Estado.

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 26/02/2021 às 7:12
Reprodução
FOTO: Reprodução

Em coletiva de imprensa realizada na última quinta-feira (25), o Governo de Pernambuco anunciou que, em virtude do aumento de casos de Covid-19 no Estado, estão suspensas as cirurgias eletivas em 63 municípios das II, IV e IX Gerências Regionais de Saúde (Geres), com sedes em Limoeiro, Caruaru e Ouricuri. A medida começa a valer a partir de 1º e vai até o dia 12 de março.

“O objetivo deste novo decreto é reforçar a capacidade de enfrentamento à Covid-19 com a perspectiva de liberação de mais leitos. Esta medida poderá ser adotada em outras regiões do Estado, caso as taxas de ocupação da rede pública e também da privada continuarem subindo”, disse o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Entenda quais são os serviços essenciais que podem funcionar em Pernambuco a partir do novo decreto

Novos leitos

Durante a coletiva, o secretário estadual de Saúde também informou que o Governo do Estado vai contratar 300 leitos de enfermaria, 150 leitos de UTI para adultos, além de 40 leitos de terapia intensiva pediátricos e neonatais. O edital para a contratação será publicado ainda esta semana no Diário Oficial e a contratação será por 90 dias, podendo ser prorrogada a depender da necessidade.

Ao todo, nos últimos meses, o Estado colocou em funcionamento mais de 200 leitos de UTI na rede estadual. Atualmente, a rede pública conta com 1.935 vagas, sendo 998 de terapia intensiva.

Confira quais são os municípios com restrições

II GERES
Municípios (20): Bom Jardim, Buenos Aires, Carpina, Casinhas, Cumaru, Feira Nova, João Alfredo, Lagoa de Itaenga, Lagoa do Carro, Limoeiro, Machados, Nazaré da Mata, Orobó, Passira, Paudalho, Salgadinho, Surubim, Tracunhaém, Vertente do Lério, Vicência.

IV GERES
Municípios (32): Agrestina, Alagoinha, Altinho, Barra de Guabiraba, Belo Jardim , Bezerros, Bonito, Brejo da Madre de Deus, Cachoeirinha, Camocim de São Felix, Caruaru, Cupira, Frei Miguelinho, Gravatá, Ibirajuba, Jataúba, Jurema, Panelas, Pesqueira, Poção, Riacho das Almas, Sairé, Sanharó, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria do Cambucá, São Bento do Uma, São Caetano, São Joaquim do Monte, Tacaimbó, Taquaritinga do Norte, Toritama, Vertentes.

IX GERES
Municípios (11): Araripina, Bodocó, Exu, Granito, Ipubi, Moreilândia, Ouricuri, Parnamirim, Santa Cruz, Santa Filomena, Trindade.