Religião

Bispo de Nazaré da Mata revela estar indignado que atividades religiosas não sejam vistas como essenciais

Por meio de nota, Dom Francisco de Lucena afirmou que, mesmo diante de insatisfação, as restrições serão cumpridas

Alfredo Neto
Alfredo Neto
Publicado em 04/03/2021 às 10:34
Divulgação
FOTO: Divulgação

Por meio de comunicado divulgado nesta terça (2), o Bispo Diocesano de Nazaré da Mata, Dom Francisco de Lucena, lamentou e disse estar indignado com o governador do Estado, Paulo Câmara, pelo não reconhecimento das atividades religiosas e espirituais como essenciais. O religioso afirmou que a Diocese tem cumprido as orientações sanitárias e de saúde no combate à pandemia do novo coronavírus, listando uma série de protocolos adotados nas missas e atividades pastorais.

De acordo com decreto estadual, no período de 3 a 17 de março, as atividades religiosas não poderão ser realizadas aos sábados e domingos, com isso, igrejas e templos estarão de portas fechadas para os fieis. E, mesmo diante da insatisfação, as restrições serão cumpridas. “Não temos dúvidas de que continuaremos firmes no cuidado com a vida do santo povo de Deus, cumprindo as determinações anunciadas pelo Governo do Estado em todo o território da Diocese de Nazaré”, garantiu Dom Lucena.

Na nota, o Bispo anunciou que nos dias 06, 07, 13 e 14 de março as igrejas estarão fechadas e as celebrações eucarísticas serão transmitidas pelas redes sociais das paróquias. Os demais sacramentos e atividades pastorais estão suspensos nessas quatro datas. De segunda a sexta, no horário entre 5h e 20h, as missas e demais atividades acontecerão com a presença de público, conforme as orientações estabelecidas anteriormente, as quais exigem uso de máscara, público reduzido e distanciamento social, higienização das mãos e disponibilidade de álcool em gel.

Cobertura

Sediada no município de Nazaré da Mata, na Mata Norte do Estado, a Diocese é responsável pela cobertura de 38 municípios do interior pernambucano, espalhados pelas regiões do Agreste Setentrional e da Mata Norte. Esse grupo se subdivide em sete regionais pastorais, representando um total de 42 pároquias e quatro áreas pastorais.