Saúde

No dia mundial da obesidade, saiba as principais causas e predisposições para o excesso de peso

No Brasil, mais de 96 milhões de pessoas estão com excesso de peso

Vanessa Nôvak
Vanessa Nôvak
Publicado em 04/03/2021 às 16:35
Reprodução/NE10 Interior
FOTO: Reprodução/NE10 Interior

No Dia Mundial da Obesidade, que acontece nesta quinta-feira (4), a Aline Souza conversou, no Consultório do Rádio Livre, da Rádio Jornal Caruaru, com a Tatiana nunes, que é nutricionista clínica, especialista em obesidade, cirurgia bariátrica e metabólica, para falar sobre este problema que atinge 650 milhões de pessoas em todo o mundo.

Dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS/2019) apontam que, atualmente, no Brasil, 60,3% dos adultos apresentam excesso de peso, o equivalente a 96 milhões de pessoas.

O excesso de peso também afeta os jovens. Segundo o Ministério da Saúde, entre as crianças atendidas na Atenção Primária, em 2019, 14,8% dos menores de 5 anos e 28,1% das crianças entre 5 e 9 anos tinham excesso de peso, e dessas, 7% e 13,2% apresentavam obesidade, respectivamente. Quanto aos adolescentes, em 2019, cerca de 28% e 9,7% apresentava excesso de peso e obesidade, respectivamente.

Segundo Tatiana Nunes, as mulheres têm mais predisposição à obesidade. Ainda segundo a especialista, as crianças têm recibo muitos estímulos para consumir alimentos prejudiciais e que a indústria produz alimentos para atrair os pequenos. Ela diz também que os supermercados usam a estratégia de colocar os alimentos voltados para as crianças nas prateleiras mais baixas para que fiquem ao alcance delas.

A nutricionista diz também que pequenas mudanças, como escolher ir pela escada ao invés do elevador, podem ajudar no processo de perda de peso.

Confira entrevista completa