Internet

Vídeo sobre prejuízos do 'Custo Bolsonaro' para o Brasil viraliza

O material foi produzido por um grupo de cidadãos que prefere não se identificar, com receio de possíveis retaliações

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 05/03/2021 às 16:47
Reprodução
FOTO: Reprodução

Um vídeo publicado nas redes sociais com a pergunta "você sabe o que é o Custo Bolsonaro?" viralizou nesta quinta-feira (4). A publicação, de 1 minuto e 27 segundo, responde a essa pergunta na sequência, com exemplos do "prejuízo" que presidente Jair Bolsonaro causou ao Brasil.

"O custo Bolsonaro é a fuga dos investidores internacionais. E não dá para culpá-los. Pense bem: você confiaria seu dinheiro a essa equipe? Custo Bolsonaro é ter a (ministra) Damares falando na ONU e (o ministro Paulo) Guedes fora da OCDE. É perder a confiança da China por causa do filho do presidente e perder a confiança dos Estados Unidos por causa de mentiras de WhatsApp", diz trecho do vídeo.

A publicação foi veiculada pela primeira vez no perfil do Instituto ClimaInfo, ONG que atua no combate à desinformação sobre mudanças climáticas. Em nota publicada no Twitter da organização, os autores do vídeo afirmaram que o material foi produzido por um grupo de pessoas inconformadas com o governo Bolsonaro. No texto, eles dizem que preferem manter seus nomes privados para evitar possíveis retaliações.

Eles afirmam ainda que não possuem vínculo com qualquer partido ou candidatura. "Nossa intenção é apenas resumir e comunicar da maneira mais clara possível algo que entendemos ser urgente para qualquer brasileiro ou brasileira preocupada com o destino político, econômico e social do nosso país", justifica a nota.

Entre os temas abordados no vídeo estão dados sobre a crise econômica, como o aumento da inflação e a fuga de capital estrangeiro do país, além de crises diplomáticas que atrapalham a condução da pandemia de Covid-19.

O post, que não tem autoria identificada, foi compartilhado no Twitter por diversos políticos, entre eles os irmãos Ciro e Cid Gomes (PDT) e o ex-candidato à prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (Psol), além de artistas, como a atriz Alice Braga e o humorista Gregório Duvivier.

Assista o vídeo completo