Consultório

O que é Março Lilás? Entenda mês de prevenção ao câncer do colo do útero

No mês da mulher, a saúde delas é debatida no Consultório do Rádio Livre

Samara Pontes
Samara Pontes
Publicado em 12/03/2021 às 15:52
Reprodução/NE10 Interior
FOTO: Reprodução/NE10 Interior

Março Lilás e a importância da prevenção ao câncer do colo de útero foi um dos temas do Consultório dessa quarta-feira (10). O assunto foi abordado com a enfermeira obstetra Roselita Aranha. No mesmo programa, os benefícios da fisioterapia pélvica também foi explanado pela fisioterapeuta Claudia Barreto. A entrevista foi ao ar pela Rádio Jornal Garanhuns.

O câncer de colo do útero está entre as principais causas de neoplasias entre as mulheres, mas de acordo com a enfermeira Roselita Aranha, no Nordeste, o problema é um pouco maior. "O mês de março foi escolhido para falar desse tipo de câncer, por ser o mês da mulher e porque em outubro o foco maior é o câncer de mama, mas esta é uma iniciativa recente. No Brasil, a doença está em 3º lugar no ranking dos cânceres mais comuns em mulheres, mas no Nordeste a incidência é maior: está em 2º lugar, perdendo só para o câncer de mama", pontua.

A profissional ainda falou sobre o dianóstico precoce com o exame que rastreia esse tipo de câncer: o papanicolau. "É importante que as mulheres entendam que esse câncer precisa ser rastreado logo após o início da vida sexual. É um exame muito simples, rápido e que pode detectar problemas numa fase muito inicial. As mulheres também precisam ficar atentas ao período de realizá-lo. Uma vez por ano é o mais indicado", destaca Roselita.

Outro assunto destacado no programa, foi a fisioterapia do assoalho pélvico. De acordo com a fisioterapeuta entrevistada, essa área não só abrange as mulheres, mas todos podem ser beneficiados. Ela elenca alguns benefícios da área: "Ela corrige várias disfunções urológicas, como prolapsos, infecções urinárias, incontinências, vaginismo e muitas outras. As pessoas não costumam se dar conta da importância da musculatura do assoalho pélvico, mas essa região fortalecida, vai evitar diversos problemas de sáude. Os tratamentos são diversos e trazem bastante resultados", ressaltou Claudia Barreto.

O programa faz parte da série de entrevistas na "Semana da Mulher". Outras questões sobre a saúde feminina, sinais e sintomas do câncer de colo do útero e como procurar ajuda profissional foram abordados.

Quer saber o que é Março Lilás? Confira entrevista completa