Saúde

Secretaria de Saúde orienta que atendimentos médicos sejam adiados durante quarentena em Pernambuco

Apesar da orientação, consultas e exames estão liberados no decreto

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 17/03/2021 às 12:32
Pixabay
FOTO: Pixabay

A Secretaria de Saúde de Pernambuco publicou, nesta quarta-feira (17), uma portaria que traz recomendações sobre o funcionamento dos serviços de saúde durante a quarentena no estado, no período de 18 até 28 de março.

De acordo com a portaria, os procedimentos diagnósticos, terapêuticos e ambulatoriais, cujo adiamento não coloque em risco a vida dos pacientes, devem ser remarcados nos consultórios, clínicas, laboratórios e hospitais.

As cirurgias eletivas, nas unidades da rede pública e privada, que precisem de internação nos hospitais, continuam suspensas.

Serviços que continuam mantidos

Ainda de acordo com a portaria, os serviços de atendimentos clínicos e/ou cirúrgicos, procedimentos e exames nos serviços de urgência e emergência, consultas e procedimentos ambulatoriais considerados inadiáveis ou de acompanhamento assistencial não passível de interrupção estão mantidos.

“O objetivo desta portaria é reduzir ao máximo a circulação de pessoas nos serviços de saúde para evitar que as pessoas fiquem expostas ao vírus, em acordo com o decreto publicado pelo Governo de Pernambuco, que determina o período de quarentena”, explica a secretária executiva de Regulação em Saúde, Ricarda Samara.

*Com informações do Blog de Jamildo