Notícias

Especialista explica a diferença entre câncer do ovário e endométrio

A entrevista foi ao ar na última sexta-feira (19)

Samara Pontes
Samara Pontes
Publicado em 22/03/2021 às 16:01
Reprodução/NE10 Interior
FOTO: Reprodução/NE10 Interior

Encerrando a semana no Consultório da Rádio Jornal Garanhuns o cirurgião oncológico Rogério Bellini tirou dúvidas sobre o câncer de ovário e o câncer de endométrio. Quando comparados a cânceres como de mama e colo uterino, são doenças menos abordadas, mas ainda assim de extrema relevância. A entrevista foi ao ar na última sexta-feira (19).

Iniciando o bate-papo, o cirurgião falou sobre o câncer de ovário que acaba sendo mais prevalente do que se imagina. “É sim uma doença pouco falada, mas bastante prevalente. No Brasil, ele é o segundo câncer pélvico mais comum. Estima-se que uma em cada 70 mulheres vai ter câncer de ovário ao longo da vida. É um órgão extremamente complexo e importante, por isso necessita desse olhar mais cuidadoso na saúde feminina”.

Já sobre o câncer de endométrio, Bellini alerta sobre alguns fatores de risco. “Entre os principais fatores de risco estão: obesidade, mulheres que já estão na menopausa, que fazem uso de estrogênio e que nunca engravidaram. Além de outras causas importantes estas podem contribuir significativamente para o desenvolvimento da doença”, pontua.

Em ambos os casos, a cirurgia entra como opção de tratamento. Em algumas situações a histerectomia pode ser indicada, mas isso é avaliado individualmente, como o estágio em que a doença se encontra e se a mulher pretende ou não ter filhos. O diagnóstico precoce em relação a esses dois tipos de câncer fará total diferença na execução e sucesso do tratamento.