inspiração

Idosa costura duas mil máscaras de proteção contra a Covid-19 para distribuir de graça

Bernarda Costa, de 88 anos, contou com a ajuda da neta para fazer as doações.

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 29/03/2021 às 11:53
Arquivo pessoal
FOTO: Arquivo pessoal

Uma idosa, de 88 anos, já costurou duas mil máscaras para distribuir de graça  na cidade de Santa Quitéria, no Maranhão, a 350 quilômetros da capital São Luís. Dona Bernarda Costa conta com a ajuda da neta para doar as máscaras confeccionadas na cidade com cerca de 30 mil habitantes. 

A idosa teve a iniciativa no início da pandemia da Covid-19 mediante a falta de máscaras de proteção nos mercados locais. Bernarda aprendeu a costurar quando ainda era jovem e, depois do incentivo da neta Renata Costa, de 27 anos, que é engenheira civil, a iniciativa ganhou maior proporção.

Renata divulgou o trabalho da avó nas redes sociais como forma de incentivo para que mais pessoas fizessem o mesmo. A conta do Instagram já conta com alcance a mais de 12 mil pessoas. 

Dificuldades da pandemia

Renata contou que logo nos primeiros momentos da pandemia da Covid-19 a situação era assustadora em Santa Quitéria. A cidade não tem leitos de UTI e não possuía insumos básicos, como álcool em gel e máscaras para a venda.

"Minha avó, preocupada, teve a ideia: por que a gente não costura?", diz Renata Costa, que foi em busca dos materiais para a confecção. Como ão sabe costurar, Renata ajudou cortando e impermeabilizando o tecido de TNT. Depois de pronta, a máscara é embalada pela engenheira e, em seguida, ela e uma amiga saem para distribuir.

Avó e neta estimam que, por dia, eram produzidas 50 máscaras, totalizando até o momento 2 mil. Um tempo depois, estabelecimentos começaram a doar TNT e elásticos para as produções e oito costureiras se juntaram à iniciativa para ajudar dona Bernarda.

*Com informações do UOL