Sertão

Comércio de Petrolina tem novo horário de funcionamento; confira

O Governo do Estado deu autonomia para que os municípios definissem seus horários de acordo com as peculiaridades locais.

Thiago Santos
Thiago Santos
Publicado em 01/04/2021 às 13:35
Marco Aurélio/Rádio Jornal Petrolina
FOTO: Marco Aurélio/Rádio Jornal Petrolina

Em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, o comércio em geral, galerias comerciais, escritórios, salões de beleza, cabeleireiros, barbearias e similares, e estabelecimentos de prestação de serviços, funcionarão, a partir desta quinta-feira (1º), das 8h às 18h durante a semana, e das 8h às 13h aos sábados, domingos e feriados. A adequação feita pela prefeitura partiu de uma decisão do Governo do Estado, que deu autonomia para que os municípios definissem seus horários de funcionamento.

O funcionamento do shopping da cidade será, de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h, e das 9h às 17h aos sábados, domingos e feriados, ainda podendo ser modificado conforme determinação estadual. As feiras livres do município seguem funcionando aos sábados e domingos, das 5h às 17h, com exceção da feira do bairro José e Maria, que permanecerá na segunda-feira, das 5h às 19h. Já o Parque Josepha Coelho terá liberação para uso todos os dias da semana, das 5h às 20h.

O Decreto Estadual n.º 50.485, de 30 de março de 2021, deu autonomia para que as prefeituras municipais regulamentassem o horário de funcionamento dos serviços com a justificativa de “atender as peculiaridades locais, observando-se a realizada de cada região”. As demais atividades não citadas no decreto municipal deverão atender às disposições estabelecidas pelo decreto do Estado.

A prefeitura de Petrolina ressaltou que, com a reabertura, todos devem continuar seguindo as medidas de proteção determinadas pelos planos municipal e estadual, a exemplo dos critérios de limite de público, utilização de máscara e normas de higienização.

Casos de Covid-19

O município do Sertão de Pernambuco, de acordo com o último boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde, tem 19.868 casos confirmados do novo coronavírus desde o início da pandemia, sendo que 17.902 pacientes já se recuperaram e 276 morreram em decorrência de complicações. A taxa de ocupação dos leitos de UTI é de 93,9%.

* Com informações da Rádio Jornal Petrolina