Dedicação

Vídeo: médicos continuam cirurgia durante incêndio em hospital

Os profissionais realizavam uma cirurgia cardíaca enquanto os bombeiros tentavam controlar as chamas.

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 03/04/2021 às 11:15
Reprodução/Euronews
FOTO: Reprodução/Euronews

Os médicos de um hospital continuaram a operar o coração de um paciente enquanto os bombeiros tentavam controlar um incêndio no telhado da unidade. O caso acontece nesta sexta-feira (2) na Rússia. Os profissionais da saúde afirmaram que não poderiam interromper o procedimento, que começou antes do incêndio ter sido identificado.

Durante cerca de duas horas eles precisaram usar um ventilador e cabos de extensão para espantar a fumaça e garantir o fornecimento de energia na sala de operações. Um vídeo com imagens do local mostra os bombeiros subindo no telhado do hospital.

"Tomámos todas as medidas para fornecer tudo o que era necessário na sala de reanimação. Conectámos um cabo elétrico de um veículo especial à sala de cirurgia.", explicou Konstantin Rybalko, um dos bombeiros presentes no local.

"Não havia nada que poderíamos fazer", disse o cirurgião Valentin Filatov em entrevista à televisão russa. "Tínhamos que salvar o paciente. Fizemos tudo da melhor maneira possível."

Após a conclusão da cirurgia, o paciente foi encaminhado para outra unidade de saúde da região. O fogo foi controlado, e tudo indica que foi causado por um problema elétrico, visto que a construção do prédio tem mais de 100 anos.

O Ministério para Situações de Emergência da Rússia disse em nota que 128 pessoas foram retiradas imediatamente do hospital, mas que a equipe de médicos e enfermeiros continuou no local. A autarquia local admitiu premiá-los.

Veja