App

WhatsApp pode mudar forma de ouvir áudio; confira as novidade do app

Novas funções estão sendo testadas pela plataforma.

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 04/04/2021 às 16:20
Foto: Alfredo Rivera/Pixabay
FOTO: Foto: Alfredo Rivera/Pixabay

WhatsApp anunciou novos recursos para o aplicativo. Entre as novidades, estão a possibilidade de realizar chamadas de vídeo pelo computador e de criar figurinhas animadas.

Além disso, também estão sendo testadas funções que permitem acelerar a reprodução de mensagens de voz e um recurso que autodestrói fotos enviadas pela plataforma.

Confira os novos recursos

Acelerar a reprodução de mensagens de voz

Um recurso que está em fase de testes no WhatsApp Beta e não tem data prevista para lançamento é o que permite aumentar a velocidade de reprodução das mensagens de voz. Seria possível escutar a mensagem na metade do tempo original.

O aplicativo ganharia ainda uma etiqueta abaixo da foto do usuário para indicar a velocidade de reprodução escolhida para a mídia, que poderia variar entre 1.0x, 1.5x e 2.0x. 

Parar de avisar se o áudio foi escutado 

Em março, o WhatsApp também parou de exibir a confirmação de leitura nas mensagens de voz recebidas pela plataforma. O ícone de microfone azul não aparece mais, assim, não é possível saber se o destinatário das mensagens "deu play" no áudio enviado.

O recurso foi verificado apenas no app para iPhone (iOS). Ainda não está claro se a função se trata de bug ou não. A  confirmação de reprodução dos áudios ainda aparece no Android e na versão web do aplicativo

Chamadas de vídeo e voz pelo computador

O recurso está disponível na versão do software para Windows e macOS, mas ainda não há previsão de lançamento para o WhatsApp Web. Até o momento, também não é possível realizar chamadas em grupo pelo PC, mas a expectativa é que o limite máximo de participantes aumente.

Para iniciar uma chamada de vídeo pelo computador, basta tocar sobre o contato e selecionar o ícone de câmera ou de microfone no menu superior do chat, ao lado de sua foto e nome — similar às chamadas realizadas pelo app para celulares. 

Produção de figurinhas animadas em apps

O app liberou um recurso para facilitar a criação de figurinhas animadas na plataforma. A partir de agora, usuários podem converter arquivos de vídeo ou GIF diretamente pelos aplicativos que possuem suporte ao formato, importando o pacote de figurinhas para o WhatsApp de uma vez.

Antes, era necessário usar truques para importar os stickers que se mexem, convertendo as mídias em sites e adicionando-as uma a uma na pasta do WhatsApp no Android.

Fotos que se autodestroem

Outra funcionalidade que está em fase de testes no WhatsApp Beta permitiria enviar fotos que se autodestroem. Com a função, seria possível enviar fotos e definir um período para a mídia ficar visível para o destinatário antes de ser deletada automaticamente pela plataforma.

Pelo que se sabe até o momento, a imagem não poderia ser salva no celular e nem encaminhada para outros chats do WhatsApp. Não há informações sobre o aviso de prints, caso o destinatário da conversa faça uma captura de tela durante a exibição da imagem. Como recurso está em fase de testes, ainda não se sabe ao certo quando (e se) ele será disponibilizado.