Educação

Projeto que obriga escolas e faculdades a capacitarem professores para ensino remoto é aprovado em Pernambuco

Descumprimento poderá acarretar advertências e até cassação do alvará

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 05/04/2021 às 12:25
Arquivo/Agência Brasil
FOTO: Arquivo/Agência Brasil

As escolas e faculdades poderão ser obrigadas a oferecerem capacitação aos professores para o ensino remoto em Pernambuco, de acordo com um projeto de Lei da deputada estadual Fabíola Cabral (PP) que foi aprovado na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

O projeto foi aprovado em primeira discussão pelo plenário na última quinta-feira (1º) e precisa ser votado novamente para ser encaminhado para a Comissão de Redação final. Em seguida, o projeto deve seguir para o governador do estado, Paulo Câmara (PSB).

Fabíola Cabral afirma que a pandemia do coronavírus trouxe desafios para a educação. "[...] É importante destacarmos que a maior parte das instituições de ensino não estava preparada para implantação do ensino remoto, sobretudo, os profissionais da educação que inesperadamente encararam uma transformação radical no ambiente educacional. A realidade é que a maioria dos professores nunca usufruiu desse meio de ensino", diz a deputada.

De acordo com o projeto, a capacitação deve abordar plataformas digitais, webquests, produção de videoaulas, elaboração de tutoriais e manuseio das ferramentas.

Descumprimento

Segundo a proposta, se a norma foi desobedecida, poderá ocorrer advertência e até cassação do alvará de funcionamento desses estabelecimentos.

*Com informações do JC