Saúde

A Covid-19 afeta os rins? Especialista responde

Confira entrevista com o nefrologista Gustavo Prutchansky

Samara Pontes
Samara Pontes
Publicado em 06/04/2021 às 11:04
Reprodução/NE10 Interior
FOTO: Reprodução/NE10 Interior

O nefrologista Gustavo Prutchansky foi o entrevistado da quinta-feira (1º), no programa Consultório da Rádio Jornal Garanhuns. O convidado participou por telefone e tirou dúvidas a respeito do comprometimento renal causado pela Covid-19.

De acordo com o especialista, a doença do novo coronavírus é multissistêmica, ou seja, acomete vários órgãos do corpo. “O órgão mais acometido, de fato, é o pulmão, mas ela tem uma ação decisiva na função renal do paciente”. É por esse motivo que até mesmo pessoas que nunca apresentaram doenças renais, se tornam vítimas do problema ao serem contaminadas: “Nós percebemos que durante a pandemia, tratamentos como hemodiálise triplicaram. Além da ação direta do vírus no rim, toda a gravidade como insuficiência respiratória e pneumonia vai acarretar uma sobrecarga no órgão dificultando, assim, a sua função”, destacou.

E a expectativa para a vacinação de pacientes em hemodiálise é alta: “Pacientes em diálise apresentam um sistema imunológico mais comprometido, por isso eles estão em maior risco de desenvolver a forma grave da doença. Estamos na esperança de que pacientes mais jovens, que ainda não se vacinaram, possam logo receber a primeira dose”, comentou Prutchansky.

O profissional ainda destacou durante o bate-papo que pessoas com diabetes ou hipertensão, além de estarem nos grupos de risco da Covid-19, também apresentam altas taxas de comprometimento renal. Portanto, controlar essas doenças de base é fator primordial para evitarmos complicações e óbitos.

Veja a entrevista completa: