explicação

Auxílio emergencial em processamento? Entenda o que significa

Os pagamentos foram iniciados nesta terça-feira (6).

Eduarda Cabral
Eduarda Cabral
Publicado em 06/04/2021 às 10:30
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
FOTO: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Mesmo depois que o Ministério da Cidadania liberou meios de consulta para que beneficiários verifiquem se tem direito ao auxílio emergencial 2021, muitas pessoas têm relatado que não sabem se tem direito ou não a receber os pagamentos neste ano. Isso porque, ao consultar a aprovação do benefício, aparece a mensagem "em processamento".

Auxílio emergencial 2021 começa a ser pago; confira o calendário

Ainda é possível pedir para receber o auxílio emergencial 2021?

As novas parcelas estão sendo liberadas a partir desta terça-feira (6) a beneficiários aprovados por meio de um cruzamento de dados feitos a partir dos cadastros realizados em 2020. A expectativa do governo federal é de que mais de 45 mil famílias recebam as quatro novas parcelas do auxílio emergencial este ano.

Mas o que significa o auxílio emergencial em processamento?

A mensagem que aparece para alguns beneficiários foi esclarecida pelo Ministério da Cidadania. Por meio de nota, a pasta diz que “os lotes de dados ainda estão sendo processados e serão disponibilizados nos próximos dias”. No entanto, não foi informada a quantidade de pessoas que estão nesta situação e se isso pode atrapalhar o calendário de pagamentos. 

Saiba como contestar auxílio emergencial que foi negado

O ministério destacou ainda que, para recebimento das quatro parcelas de 2021, “os critérios de elegibilidade foram aprimorados, atendendo recomendações de órgãos de controle”. 

Mensagem aparece aos beneficiários do auxílio emergencial
Mensagem aparece aos beneficiários do auxílio emergencial
Reprodução/NE10 Interior

Como consultar?

É possível realizar a consulta para saber se foi aprovado na nova rodada do auxílio emergencial através de dois meios. O beneficiário pode acessar o site Consulta Auxílio, do Dataprev. Nesse site, basta digitar o nome completo, o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), nome da mãe e data de nascimento.

Também é possível verificar se foi aprovado por meio dos canais oficiais da Caixa, no site auxilio.caixa.gov.br ou pelo telefone 111. Os beneficiários do programa Bolsa Família e inscritos no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) não precisam consultar.

Contestação do auxílio emergencial

Para contestar o benefício reprovado, é bastante simples, basta clicar no item "contestar" na tela em que diz que seu nome não foi liberado pra receber o benefício. Serão aceitos como critérios de contestação desatualização na base de dados, por exemplo.

Mas vale lembrar que só podem contestar aqueles que receberam o benefício em dezembro de 2020 e não estão na lista deste ano.