Iniciativa

Projeto usa tecnologia para cultivo de milho de alto rendimento em Bom Jardim

Agricultores começaram a ter as primeiras experiências com tecnologia aplicada

Alfredo Neto
Alfredo Neto
Publicado em 09/04/2021 às 16:01
Divulgação
FOTO: Divulgação

Agricultores do município de Bom Jardim, no Agreste do Estado, começaram a ter as primeiras experiências com o cultivo do milho com tecnologia aplicada. A ação ocorre através do Programa Prospera, numa parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente e o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE – Campus Vitória de Santo Antão). Uma palestra com o tema “Cultivo de Milho de Alto Rendimento” marcou o início do trabalho.

De acordo com o engenheiro agrônomo do Projeto Prospera, Guilherme Câmara, o evento voltado para aos agricultores contou com partilha de informações acerca do cultivo do milho, tendo a tecnologia aplicada à semente, o que proporciona um maior rendimento não somente do grão, mas também da palhada. Uma palestra sobre nutrição proferida por Eric Zanardi, também profissional da área de Agronomia, completou a programação.

De acordo com a assessoria do governo municipal, “a ação terá sua continuidade com aplicação prática do que foi partilhado, a partir de acompanhamento do plantio, em local selecionado no município”. O cultivo terá o acompanhamento técnico do articulador do Projeto Prospera, Juan Nunes, técnico de agropecuária do IFPE. A sequência de atividades contará com as seguintes práticas de manejo: aração, capinação, adubação e a esperada colheita.

Caso o resultado seja positivo após a fase experimental, a técnica aplicada no plantio do milho passará a ser feita exclusivamente pelos agricultores, com acompanhamento de técnicos da secretaria local. “Nosso compromisso e cuidado é também acoplado à partilha de informações, acreditando que o conhecimento rega os planos e cultiva as ações. Que assim nossos agricultores tenham sucesso no plantio e colheita do milho”, o agrônomo do projeto.

Sobre o programa

Criado em 2017, o Prospera oferece ao pequeno produtor rural, estudantes e profissionais da agricultura, capacitações técnicas e práticas, assim como acesso, no caso dos produtores, aos insumos, serviços e mercado consumidor, com o propósito de promover a geração de renda e desenvolvimento sustentável das comunidades rurais do Nordeste. Ao decorrer dos anos, os participantes do programa adotaram tecnologias e melhores práticas de manejo, o que proporcionou melhorias em suas lavouras de milho e na comercialização de suas produções.