Covid-19

Relatório aponta maior ocupação de leitos de UTIs por pessoas com 40 anos ou menos

Em março, 52% dos leitos de UTI estão sendo ocupados por pessoas mais jovens

Hanna Aragão
Hanna Aragão
Publicado em 14/04/2021 às 8:10
Bobby Fabisak/JC Imagem
FOTO: Bobby Fabisak/JC Imagem

Um relatório publicado pela Associação Brasileira de Medicina (Amib) revelou que no mês de março a maioria dos pacientes em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) tinham idade de 40 anos ou menos. O relatório foi produzido a partir de dados de mais de um terço dos leitos de UTI do país.

Ainda de acordo com o relatório, em março, 52% dos leitos de UTI foram ocupados por pacientes com 40 anos ou menos, mostrando um aumento de 16,5% comparado à taxa de ocupação do ano passado, quando o vírus chegou ao Brasil. Os cientistas ainda não sabem o motivo de pessoas mais jovens desenvolverem casos mais graves, mas acreditam que a nova variante P1, originada na cidade Manaus, no Amazonas, seja uma das culpadas.

Acredita-se também que outros fatores como o descumprimento das medidas de isolamento social e a vacinação em pessoas mais velhas podem estar influenciando no aumento dos casos.

Casos no Brasil

Atualmente o Brasil é o país com o maior número de mortes por covid-19, com total de mais de 4 mil mortes diárias. O aumento no registro de casos e mortes fez com que a França suspendesse os voos entre Brasil. Até o momento, 358 mil pessoas foram vítimas da doença.