religião

Em Limoeiro, comunidade católica prepara mês mariano com adequações por causa da pandemia

O mês de maio é dedicado à devoção a Maria, para os católicos.

Alfredo Neto
Alfredo Neto
Publicado em 22/04/2021 às 10:35
VICENTE QUEIROZ/DIVULGAÇÃO
FOTO: VICENTE QUEIROZ/DIVULGAÇÃO

Na comunidade católica, o mês de maio é dedicado as noites marianas. Momento em que pastorais, famílias, grupos jovens, repartições públicas, escolas e associações integram uma programação de missas durante 31 dias. No município de Limoeiro, Agreste do Estado, a Paróquia Nossa Senhora da Apresentação está trabalhando na organização das atividades. Por causa da pandemia, a assessoria paroquial disse que ainda não pode confirmar se serão noites marianas.

Existe um decreto estadual válido até 25 de abril, o qual estabelece missas abertas ao público até 20h, de segunda a sexta, e 17h nos fins de semana. Por conta disso, as celebrações poderão ocorrer em outros horários. "É necessário que a gente deixe bem claro que ainda não sabemos se será noite mariana. Estamos esperando o novo decreto do Governo do Estado. Precisamos, primeiro, da resposta das autoridades para poder definir, de fato, qual será o horário das celebrações", explica o assessor de Comunicação da Paróquia, Túlio Queiroz.

Limite de pessoas nas celebrações

Outra dúvida que ainda existe é com relação ao acesso dos fiéis. "Também precisamos saber se serão de portas abertas, como está sendo agora, ou se a gente vai voltar a celebrar de portas fechadas", lembrou Túlio. A resposta será possível com a divulgação de um novo decreto ou prorrogação do atual. Caso o Governo de Pernambuco restrinja novamente o acesso das pessoas às igrejas, o mês mariano será apenas virtual.

"As celebrações vão acontecer, sejam portas abertas, mantendo todos os protocolos como agora, ou cem por cento virtualmente. Mas, de certeza, todas as celebrações serão transmitidas nas trinta e uma noites do mês de maio", reforçou o assessor. Caso alguma família, grupo ou empresa queira ser patrocinador de uma data, deve procurar a Secretaria Paroquial, que fica na Rua Vigário Joaquim Pinto, no Centro, das 8h às 12h, de segunda a sexta-feira.