Inusitado

Mais de 1,5 tonelada de lixo é encontrada em praias do RN

No meio do lixo foram encontrados seringas, tubos para coleta de sangue, documentos, restos de roupas e sapatos.

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 23/04/2021 às 17:49
Reprodução
FOTO: Reprodução

Na última quarta-feira (21) foram encontrados mais de 1,5 tonelada de lixo em praias do litoral sul do Rio Grande do Norte. Dentre os materiais encontradas, há seringas, tubos para coleta de sangue, documentos, restos de roupas e sapatos. Houve registros de lixo em praias de Baía Formosa, Canguaretama, Tibau do Sul e Nísia Floresta.

De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Maria Bernadete Souza, em Baía Formosa, foi recolhida mais de uma tonelada de lixo. Na praia de Pipa, em Tibau do Sul, foram encontrados mais meia tonelada de lixo. A secretaria informou que está preparando um relatório com fotos para enviar para o Ministério Público e Ibama. 

Em Nísia Floresta, município do Rio Grande do Norte, também há registro de muito lixo nas praias de Tabatinga e Búzios. O secretário adjunto de Meio Ambiente da cidade, Bismark Sátiro, disse que ainda não tem estimativa da quantidade de lixo recolhido nas praias locais. Segundo o secretário, uma equipe de trabalhadores com equipamento de segurança e dois tratores estão fazendo a limpeza das praias. 

De onde vem o lixo? 

Segundo relatos de moradores, há vários objetos que indicam que o material pode ter vindo de Pernambuco. Um dos moradores disse que encontrou uma mochila de uma escola municipal de Recife, além de um título de eleitor e um cartão de um restaurante da cidade. A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco informou que, até a manhã desta sexta (23), não foi procurada por nenhum órgão de controle do Rio Grande do Norte.

Moradores estão há três dias ajudando a recolher lixo das praias
Moradores estão há três dias ajudando a recolher lixo das praias
Reprodução

Em alguns municípios como Baía Formosa, os moradores estão ajudando a recolher o lixo das praias. Um dos moradores informou que no local havia muito lixo hospitalar, seringas, e até aquele tubos de coleta de sangue com sangue dentro. O mutirão já dura três dias. 

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) informou que entrou em contato com os municípios afetados e com os estados vizinhos, Paraíba e Pernambuco, para verificar casos de algum incidente ambiental que possa ter ocasionado o aparecimento de resíduos na Região Sul da Costa do RN, mas ainda não possuem informações oficiais e tem recomendado que os municípios  recolham o material. 

A Marinha também informou que não foram registrados acidentes náuticos na região que justifiquem o aparecimento dos resíduos que foram encontrados no litoral do Rio Grande do Norte.

Lixo na Paraíba 

Na última terça-feira (20), o estado da Paraíba também registrou uma grande quantidade de lixo nas praias do Bessa e Manaíra. Foram recolhidas 12 toneladas de resíduos como materiais plásticos, gráfico de campanha eleitoral e embalagens. 

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente não confirmou a origem do lixo que tem aparecido na faixa de areia das praias. Não se sabe se há relação com o lixo encontrado nas praias do Rio Grande do Norte.

***Com informações do G1