cultura

Secretário de Turismo de Pernambuco diz que Caruaru acertou em cancelar o São João

Rodrigo Novaes destacou a importância do cancelamento da festa, tendo vista a crise sanitária que continua.

Berg Santos
Berg Santos
Publicado em 30/04/2021 às 7:08
Foto: Divulgação
FOTO: Foto: Divulgação

O secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes, concedeu entrevista nesta quinta-feira (29) ao programa Além da Notícia, da Rádio Jornal Caruaru, e relatou que a decisão de municípios como Caruaru, no Agreste, e Petrolina, no Sertão, de cancelar o São João é correta. Para ele, não há condições sanitárias para se fazer um evento do porte grandioso que Caruaru faz e que as cidades precisam de um grande planejamento e tempo para montar a festa.

“Os municípios é quem promovem a festa. O Governo do Estado, na verdade, apoia, fomenta, contrata atrações e pode ajudar suas festas, mas são os municípios os responsáveis. É preciso ter um prazo, planejamento com execução com todo um plano de gasto e a dimensão do São João de Caruaru não se faz em poucos meses. Então, é acertada a decisão de anunciar a não realização do São João tendo em vista as condições sanitárias que estamos vivendo”, comentou o secretário.

Novaes explicou também que o governo estadual estuda como será a ajuda para as pessoas que sobrevivem do São João, assim como aconteceu para os trabalhadores do Carnaval, que tiveram direito a um auxílio. “Estamos fazendo um planejamento para que possamos ajudar também os artistas que se apresentam durante o São João”, disse.

O secretário também falou sobre o polo de confecções que atrai semanalmente milhares de turistas das mais diversas regiões do Brasil e até mesmo do exterior. “A gente tem um fluxo de turistas de negócios muito forte, pessoas que vão comprar roupa, confecção, jeans e vão vender. São pessoas que vão num dia e voltam no outro, as vezes vão e voltam no mesmo dia, mas a gente precisa fazer com que esses turistas fiquem mais tempo, e possam também aproveitar as opções de lazer", destaca Rodrigo Novaes.

Confira a entrevista completa: