Covid-19

Vacinação: Segunda dose da CoronaVac está suspensa até 15 de maio em Caruaru

A medida foi tomada devido ao atraso no envio das novas doses da CoronaVac, pelo Ministério da Saúde.

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 01/05/2021 às 11:20
Reprodução/Prefeitura de Caruaru
FOTO: Reprodução/Prefeitura de Caruaru

A Prefeitura de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, por meio da Secretaria de Saúde, informou que para aqueles que tiveram a 2ª dose da CoronaVac agendada entre os dias 1º a 15 de maio, deverá aguardar a convocação para tomar a 2ª dose do imunizante. 

De acordo com a Secretaria de Saúde do município, a suspensão será apenas para os grupos que tomaram a 1ª dose da CoronaVac entre os dias 3 e 17 de abril e teve a 2ª dose agendada entre os dias 1 a 15 de maio. A medida foi tomada após acordo com o Governo do Estado, em reunião realizada na segunda-feira (26), devido ao atraso no envio das novas doses da CoronaVac, pelo Ministério da Saúde.

Na última quinta-feira (29), o estado de Pernambuco recebeu mais 212.450 doses de vacinas contra a Covid-19. Ao todo, chegaram 208.250 doses da Astrazeneca/Fiocruz e 4.200 doses da Coronavac/Butantan. No entanto, os imunizantes da Coronavac serão todos utilizados para aplicação da segunda dose em idosos que já tomaram a primeira dose da mesma marca.

Ainda de acordo com a Secretária de Saúde, o município continuará vacinando contra a Covid-19 os grupos prioritários no município, garantindo a 1ª dose com a vacina AstraZeneca. Os grupos que tiverem tomado a primeira dose da AstraZeneca também podem procurar o Centro de Vacinação, na data agendada no cartão para tomar a 2ª dose, sempre das 7h às 19h.

Prefeitura amplia a vacinação em Caruaru 

A Prefeitura de Caruaru, vai ampliar a vacinação contra Covid-19 no município. Neste novo momento, serão vacinados os idosos com 60 anos ou mais, assim como a primeira etapa do público com comorbidade. A vacinação desses grupos será realizada com o imunizante AstraZeneca. O agendamento já pode ser feito a partir desta sexta-feira (30). 

Confira quem já pode se vacinar: 

Idosos com mais de 60 anos ou mais
Pessoas acima de 18 anos e que sejam diagnosticadas com Síndrome de Down
Pessoas com obesidade grau 3 (IMC igual ou maior que 40)
Transplantados
Pessoas com doença renal crônica, em diálise
Gestantes e puérperas com comorbidades
Pessoas vivendo com HIV

Além desses dois públicos, a vacinação em profissionais da saúde da rede privada, de 40 a 49 anos, segue normalmente. Neste grupo, serão vacinados médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacional, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, dentistas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, auxiliar de saúde bucal, técnico de enfermagem, educador físico e médico veterinário. 

Como agendar sua vacina?

Para se vacinar, o grupo correspondente pode agendar o dia da vacinação através do Disque-Vacina, pelo número 0800 281 7080, ou pelo site vacina.caruaru.pe.gov.br

No dia agendado, os idosos devem apresentar documento oficial com foto, cartão do SUS, cópia do CPF e comprovante de residência. Já os profissionais de saúde devem apresentar a carteira de conselho de classe, cópia do CPF e cópia da declaração de vínculo, que pode ser contracheque, carteira de trabalho ou alvará da clínica/consultório.