Inusitado

Baleia jubarte é vista passando pela costa do Espírito Santo

Pesquisadores identificaram que baleia estava sozinha a 15 km da costa de Vitória.

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 29/05/2021 às 10:07
Reprodução/Amigos da Jubarte
FOTO: Reprodução/Amigos da Jubarte

Uma baleia jubarte foi vista nadando na costa do Espírito Santo, na última quinta-feira (27). As imagens foram feitas pelo projeto Amigos da Jubarte, por meio de um drone.  De acordo com o pesquisador Jonathas Barreto, o animal estava nadando sozinho a cerca de 15 km da costa de Vitória. Durante o monitoramento, a baleia fez mais 50 saltos. 

Veja vídeo: 

Essa foi a primeira a ser flagrada pelo projeto Amigos da Jubarte neste ano. Barreto ainda explicou que os saltos fazem parte da comunicação delas e é esperado um grande volume de baleias na costa do Espírito Santo neste ano.

Baleias jubartes no Brasil 

Todos os anos, as baleias jubarte saem das águas geladas da Antártida, onde se alimentam, e nadam em busca das águas quentes de Abrolhos, no Sul da Bahia, para se reproduzirem. Como o Espírito Santo está na rota das baleias, os pesquisadores fazem expedições no litoral do Espírito Santo para monitorar e estudar a passagem desses animais.

No Espírito Santo, as baleias jubarte são encontradas entre junho e novembro, período em que elas vêm ao Estado para se reproduzirem. Cerca de 9 mil animais da mesma espécie visitam o litoral brasileiro anualmente. Cada uma pode pesar cerca de 40 toneladas e ter mais de 16 metros de comprimento.

*Com informações do G1 e Gazeta