Protestos

Vídeo mostra PM jogando spray de pimenta em vereadora do Recife durante ato contra Bolsonaro

Vereadora estava tentando conversar com os policiais que estavam dentro de uma viatura.

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 29/05/2021 às 15:33
Reprodução/Instagram Liana Cirne Lins
FOTO: Reprodução/Instagram Liana Cirne Lins

A vereadora Liana Cirne (PT) foi agredida por um policial militar, que jogou spray de pimenta no rosto da parlamentar na manhã de hoje, durante protesto contra o presidente Jair Bolsonaro no Recife. Um vídeo divulgado na internet mostra o momento que a vereadora estava tentando conversar com os policiais que estavam dentro de uma viatura quando um deles joga spray de pimenta em Liana que caiu no chão.

Veja vídeo: 

Por meio de nota, a Polícia Militar disse ao UOL que está apurando o caso. A assessoria da vereadora informou que ela foi levada para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde recebeu cuidados médicos. "Ela está estável e sendo atendida", informou em comunicado às 13h.

Depois de ser atendida, a vereadora se manifestou sobre o ocorrido em seu perfil no Instagram. Na publicação ela escreve: "Não me arrependo por um segundo do que fiz. Estou sendo criticada por ser impetuosa. Mas se tenho uma carteira de couro com um brasão da Câmara Municipal, é para isso que ele foi feito! O único carteiraço que vale a pena dar na vida. Fiz e faria de novo", escreveu ela. 

Governo de Pernambuco não autorizou ação da PM

A vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos (PCdoB) afirmou, em vídeo postado nas redes sociais, que o governo do estado não autorizou a ação da PM contra manifestantes. "O governo do estado tem se pautado pela democracia, pelo diálogo. Nós condenamos esse tipo de atitude e vamos tirar as consequências do acontecido", disse.

 

Ato contra Bolsonaro em Pernambuco 

O ato contra o governo de Jair Bolsonaro que aconteceu na manhã deste sábado (29) no Centro do Recife acabou em um confronto entre os manifestantes e a força policial. O momento foi transmitido ao vivo pelas redes sociais de páginas que apoiam o ato.

> Ato contra Bolsonaro no Recife é dispersado com gás de pimenta e balas de borracha; veja vídeo

> Manifestação a favor da vacina e contra o governo de Jair Bolsonaro é realizada em Petrolina

Segundo os relatos no vídeo, a Polícia Militar de Pernambuco usa spray de pimenta e bala de borracha para dispersar a multidão, e um dos militantes teria sido ferido. De acordo com as imagens, os manifestantes estavam em uma ponte quando, ao fundo, é possível ouvir sons que parecem ser bombas de gás. Os militantes começam a pedir para que os protestantes se separarem.

Veja vídeo:

A manifestação se iniciou pacificamente, no entanto, descumpre o decreto estadual que proíbe aglomerações de pessoas devido à crise sanitária causada pela covid-19. O protesto teve concentração na Praça do Derby, por volta das 9h, se iniciando por volta das 10h40.

*Com informações do UOL