Pandemia

Doria ameaça multar Bolsonaro se ele não usar máscara durante evento em SP

Presidente confirmou que vai participar de encontro de motociclistas no próximo final de semana.

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 09/06/2021 às 16:17
Valter Campanato/Agência Brasil
FOTO: Valter Campanato/Agência Brasil

O governador de São Paulo, João Doria, afirmou durante uma coletiva no Palácio dos Bandeirantes nesta quarta-feira (9), que, caso o presidente Jair Bolsonaro participe de evento na capital no final de semana e não use máscara nas ruas do estado, ele será multado.

Está marcado para o próximo sábado (12), um passeio de moto com a presença de Bolsonaro na capital paulista. Durante eventos como este, tem sido comum que o presidente não use a proteção facial, fundamental como medida de prevenção contra a Covid-19. 

"Se o presidente Bolsonaro imagina que, pelo fato de ser presidente, pode vir participar de um movimento de rua e não usar máscara, ele será multado, assim como qualquer cidadão", afirma João Doria. 

Manifestações da oposição

O governador, comparou os eventos a favor do presidente com as manifestações contra Bolsonaro, que foram realizadas no último dia 29 de maio. "Quero apenas mencionar que a manifestação que já houve, de oposicionistas, as pessoas estavam com máscara, respeitaram as determinações do governo de SP.", declarou Doria. 

O coordenador-executivo do Centro de Contingência de São Paulo, João Gabbardo, disse que por conta da pandemia, o centro  é "contra qualquer tipo de manifestação, seja do lado A, seja do lado B", já que esses eventos com aglomeração aumentam o risco de contaminação, e prorroga o período de enfrentamento da pandemia.

Na última quinta-feira (3), Bolsonaro confirmou sua intenção de participar do evento e falou na possibilidade de reunir até 40 mil pessoas. O presidente da República disse que "tudo pode acontecer", após afirmar que o passeio de moto do qual participou no Rio teria reunido 20 mil pessoas.

"Está sendo anunciado nas redes sociais um grande encontro de motociclistas em SP. Eu pretendo participar. Chegaram convites, vou participar como motociclistas, não tô organizando nada. A previsão é ter o dobro de motociclistas do RJ. Quanto deu no Rio? 20 mil. Então 40 mil. São Paulo tem um potencial do triplo de motociclistas do RJ, tudo pode acontecer", afirmou Jair Bolsonaro.

*Com informações do UOL