Empreender

Empreendedores investem em projeto de transporte fluvial no Recife

"Navegue" utiliza barcos como meio de transporte alternativo

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 10/06/2021 às 15:57
JAILTON JR/JC IMAGEM
FOTO: JAILTON JR/JC IMAGEM

Empreendedores ligados no futuro criaram o projeto recifense "Navegue", que busca aproveitar o cenário favorável do Recife para o uso de barcos como meios de transporte alternativos em meio ao trânsito da cidade.

De acordo com o sócio do projeto, Caio Scheidegger, o projeto tem o objetivo de aproveitar a infraestrutura já existente nos espaços para trazer soluções úteis. “A Navegue é uma startup de soluções hidroviárias que oferece a conexão entre pessoas que estão se deslocando por motivos rotineiros, através de soluções tecnológicas. A gente está aproveitando uma coisa que já existe em cidades como o Recife, a infraestruturas que o rio oferece, e aqui temos o Capibaribe que conecta boa parte da cidade”, conta ele.

A Navegue tem parceria com a Prefeitura e com o Governo de Pernambuco e sempre encarou a tecnologia como uma aliada para a sustentabilidade. As operações iniciais vão do Jardim do Baobá até o Marco Zero.

“A gente surgiu em um desafio de inovação do Governo Britânico com a Prefeitura do Recife, que foi o Open Mobility Hack. Pegamos dados de origem e destino das pessoas e o aplicativo ajuda a gente a roteirizar, a fazer uma previsão da demanda, e avisar ao barqueiro. Ele fica sabendo que, naquele horário, vai ter aquela demanda para levar a pessoa de barco ao centro da cidade ou a outro ponto. A tecnologia é um conector e potencializa algo que já existe, e o app é uma forma de contato do usuário com o sistema”, explica.

Veja a reportagem completa: