medidas restritivas

Novas medidas? Pernambuco deve definir nesta quinta como ficam estratégias para conter a Covid-19

Restrições atuais se encerram no domingo (13).

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 10/06/2021 às 9:00
Reprodução/NE10 Interior
FOTO: Reprodução/NE10 Interior

O Governo de Pernambuco deve anunciar na tarde desta quinta-feira (10) como ficam as restrições em todo o Estado após o próximo domingo, dia 13 de junho, que é a data estipulada pelo atual decreto vigente. Toda quinta-feira, representantes do Comitê para Acompanhamento das Medidas de Enfrentamento à Covid-19 apresentam dados sobre a pandemia em Pernambuco e podem anunciar se serão mantidas ou amenizadas as medidas restritivas para funcionamento de atividades econômicas e sociais.

A expectativa é de que os representantes do governo divulguem como ficará o Plano de Convivência a partir da segunda-feira (14). Assim como ocorreu no mês de junho de 2020, há possibilidade de haver um novo prolongamento, adoção de medidas mais rígidas em determinadas localidades e alguma eventual flexibilização.

Mesmo diante da adoção de medidas restritivas nos últimos dias, o registro de casos de Covid-19 continua crescendo no Estado, com superlotação dos leitos de UTI nas redes pública e privada, o que pode levar o governo a adotar estratégias para frear a doença em outras cidades.

Medidas atuais

No decreto que começou a valer no dia 26 de maio, o Governo de Pernambuco determinou a suspensão de atividades econômicas e sociais consideradas não essenciais em 65 cidades do Agreste. Este decreto era válido até 6 de junho, mas no dia 2 de junho foi prorrogado por mais 11 dias, até o dia 13, próximo domingo.

 Com a última prorrogação, anunciada pelo governo na última semana, as medidas já implementadas no Estado seguiram vigentes e 35 municípios da 3ª macrorregião passaram a enfrentar quarentena mais rígida nos finais de semana. A região contempla as VI, X e XI Gerências Regionais de Saúde (Geres), com sedes em Arcoverde, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada, no Sertão. Com as medidas, esses municípios adotaram as mesmas restrições para os RMR e municípios da Zona da Mata.

Casos em Pernambuco

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) na terça-feira (9), Pernambuco totaliza 509.184 casos confirmados da doença, sendo 46.718 graves e 462.466 leves. Na terça, foram confirmados laboratorialmente 81 novos óbitos. Com isso, o Estado totaliza 16.549 mortes pela Covid-19.