Pandemia

Saiba como fica o funcionamento do comércio com flexibilização de medidas restritivas no Agreste

Medidas de flexibilização valem para 53 municípios do Agreste.

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 10/06/2021 às 19:05
Alex Oliveira / JC IMAGEM
FOTO: Alex Oliveira / JC IMAGEM

Com a flexibilização das medidas restritivas na 2ª Macrorregião de Saúde, anunciada durante uma coletiva do Governo de Pernambuco nesta quinta-feira (10), as atividades voltam a ficar permitidas até 18h, inclusive nos finais de semana, a partir da próxima segunda-feira (14).

A decisão vale para as IV e V Gerências Regionais de Saúde (Geres), com sedes em Caruaru e Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, que contempla 53 municípios, e ficarão em vigor até o dia 27 de junho, podendo ser prorrogada. 

Desde o dia 26 de maio, o governo havia decretado quarentena mais rígida em 53 municípios das Geres IV e V, com sede em Caruaru e Garanhuns e mais 12 cidades da Geres II, com sede em Limoeiro. A flexibilização de medidas restritivas foi possível, por conta da diminuição de pedidos por leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e o avanço da vacinação na região. 

"Depois de um ciclo de mais de 20 dias de restrições, as solicitações de leitos de UTI tiveram uma pequena queda, ainda dentro dos padrões de estabilidade na semana passada, mas dentro dos quatro primeiros dias dessa semana, quando comparada aos primeiros quatro dias da semana passada já existe uma queda de 31% nas solicitações. Além de uma diminuição progressiva das filas de UTI na 1ª e 2ª macro regiões", afirmou o secretário de saúde de Pernambuco.

Como fica o funcionamento? 

De acordo com o secretário de trabalho, emprego e qualificação, Alberes Lopes, com a flexibilização nas regiões das IV e V Geres o comércio e atividades em geral voltam a funcionar das 5h às 18h, sendo 10h de funcionamento no total. Já nos finais de semana, o funcionamento fica permitido das 6h às 18h. 

Clubes sociais, igrejas, parques, bares, restaurantes e shoppings, além de comércio de rua não essencial, podem funcionar nos horários decretados. Além disso, as feiras do Polo de Confecções do Agreste, precisamente as feiras de Toritama, Santa Cruz e Caruaru, deverão voltar a funcionar.

No entanto, o NE10 Interior, entrou em contato com as secretarias responsáveis pelas feiras de cada município, para saber como será o horário de funcionamento, mas ainda não obtivemos resposta. 

Municípios que poderão flexibilizar o comércio

IV Geres - Sede em Caruaru

Agrestina, Alagoinha, Altinho, Barra de Guabiraba, Belo Jardim, Bezerros, Bonito, Brejo da Madre de Deus, Cachoeirinha, Camocim de São Félix, Caruaru, Cupira, Frei Miguelinho, Gravatá, Ibirajuba, Jataúba, Jurema, Panelas, Pesqueira, Poção, Riacho das Almas, Sairé, Sanharó, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria do Cambucá, São Bento do Una, São Caitano, São Joaquim do Monte, Tacaimbó, Taquaritinga do Norte, Toritama e Vertentes.

V Geres - Sede em Garanhuns

Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Calçado, Canhotinho, Capoeira, Correntes, Garanhuns, Iati, Itaíba, Jucati, Jupi, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmeirina, Paranatama, Saloá, São João e Terezinha.

Matéria em atualização