vacinação

Imunizantes da Janssen vão vacinar 18,6% da população de 18 a 59 anos do interior de Pernambuco

Além do Recife, vão receber vacinas Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Serra Talhada e Afogados da Ingazeira.

Eduarda Cabral
Eduarda Cabral
Publicado em 14/06/2021 às 11:45
Divulgação/ SES
FOTO: Divulgação/ SES

O Governo de Pernambuco definiu que irá distribuir as 118,6 mil doses das vacinas contra a Covid-19 da Janssen para os municípios do interior do Estado, apesar da recomendação do Ministério da Saúde de concentrar a aplicação na capital. As doses tê previsão de chegada a Pernambuco até o fim desta semana. Estas doses serão utilizadas para continuar a vacinação da população de 18 a 59 anos.

Do total de doses, 50% será enviado para as cinco cidades no interior pernambucano: Caruaru e Garanhuns, no Agreste; e Arcoverde, Serra Talhada e Afogados da Ingazeira, no Sertão. Estes municípios receberão um quantitativo de vacinas suficiente para imunizar 18,6% das suas populações na faixa etária determinada. O quantitativo destinado ao Recife será suficiente para imunizar 6,5% do público entre 18 e 59 anos. As faixas etárias são ampliadas de acordo com o cronograma estabelecido por cada município.

Na última semana, o governador Paulo Câmara destacou que as áreas do interior do Estado também têm apresentado, nas últimas semanas epidemiológicas, altos patamares de contaminação. Por isso, o governo estadual decidiu encaminhar vacinas para estes municípios. "Com mais gente imunizada em menos tempo, poderemos ajudar a conter a aceleração da doença no Agreste e no Sertão", reforçou Paulo Câmara em pronunciamento na tarde da última quinta-feira (10).

O Ministério da Saúde havia orientado que as vacinas fossem destinadas às capitais, tendo em vista que elas estão com prazo curto de vencimento. A decisão em Pernambuco de ampliar o uso do imunizante para outros municípios deve acelerar ainda mais o processo de vacinação no Estado. "As cidades escolhidas neste primeiro momento, seguindo o que foi acordado com os gestores municipais na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), passam por um momento de dificuldade em relação à pandemia e são grandes centros regionais", pontua o secretário estadual de Saúde, André Longo.

O secretário explicou ainda como como será a distribuição das doses de outras fabricantes a partir do recebimento das vacinas da Janssen. “Importante ressaltar que, para que essas seis cidades tenham o recebimento das doses da Janssen, todos os demais municípios serão recompensados recebendo mais doses da Astrazeneca e da Pfizer para darem continuidade aos seus programas de imunização. Com isso, estaremos acelerando a proteção dos pernambucanos em todo o Estado, reafirmando nosso compromisso de vacinar a nossa população o mais rápido possível”, complementou.

Confira quantas doses cada município vai receber

Cada um dos município receberá, já levando em conta os 5% de perda calculado pelo Programa Estadual de Imunização (PEI-PE), os seguintes quantitativos:

• Recife - 59.295 doses;
• Caruaru - 30.935 doses;
• Garanhuns - 11.765 doses;
• Arcoverde - 6.770 doses;
• Afogados da Ingazeira - 3.425 doses;
• Serra Talhada - 6.410 doses.