Economia

Conta da Celpe mais alta? Veja dicas de como economizar

Conta de luz deve ficar mais cara em julho

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 21/06/2021 às 16:15
Marcelo Camargo/Agência Brasil
FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A conta de luz deve ficar ainda mais cara em julho. De acordo com O Globo, o valor da taxa extra está sendo calculado pela Agência Nacional de Energia Elétrica. O usuário está pagando atualmente a bandeira vermelha no patamar 2, com uma cobrança extra de R$ 6,24 por cada 100 quilowatts-hora consumidos. O preço deve aumentar para custear as termelétricas que estão produzindo mais energia por causa da seca de reservatórios do Sudeste e Centro-Oeste.

Apesar desse aumento que está chegando, é possível minimizar os impactos da cobrança extra das bandeiras tarifárias através de algumas dicas da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) para economizar energia em casa e evitar aquele susto quando receber a conta da Celpe.

Confira

-Adquira aparelhos elétricos eficientes

Se possível, substitua os eletrodomésticos mais antigos por aparelhos mais novos e com selo PROCEL de eficiência energética. Pesquise os modelos e potências para saber quais são mais eficientes.

-Desligue o computador se não for utilizá-lo dentro de uma hora

-Fique espero ao carregador do seu celular

Não deixe o carregador na tomada sozinho ou ligado depois que o celular estiver totalmente carregado. Há risco de acidentes domésticos, além de ter um consumo maior de energia.

-Aproveite a luz natural

-Evite usar a função stand-by dos aparelhos

Não deixe os aparelhos ligados na tomada em "stand-by", o conhecido "modo espera". Prefira tirar o eletrodoméstico da tomada quando não estiver utilizando.

-Escolha lâmpadas LED

Lâmpadas desse tipo sejam duram mais e consomem até 80% menos que as lâmpadas convencionais. Além disso, é importante retirar as lâmpadas fluorescentes compactas queimadas do bocal. O reator acoplado pode consumir energia, caso o interruptor esteja ligado.

-Utilize a função “timer” das TVs

Não durma com a televisão ligada. Se você sabe que costuma dormir assistindo TV, utilize a função “timer” ou “sleep” e programe o aparelho para que ele desligue sozinho.

-Fique atento às geladeiras

Geladeiras em mau estado de conservação aumentam muito o consumo de uma residência. Os freezers e geladeiras devem ser instalados em locais ventilados, com espaço mínimo de 15 centímetros de paredes e armários.