Saúde

O que fazer para controlar a compulsão alimentar? Especialista explica

Problema atinge homens e mulheres e se agravou com a pandemia

Samara Pontes
Samara Pontes
Publicado em 21/06/2021 às 19:30
Pixabay
FOTO: Pixabay

A psiquiatra Nathália Caroline concedeu entrevista ao programa Consultório dessa sexta-feira (18) e falou sobre compulsão alimentar. O problema, que atinge homens e mulheres de todas as idades, se agravou com a pandemia. O programa foi ao ar pela Rádio Jornal Garanhuns.

De acordo com a especialista, a compulsão alimentar é diferente de comer em excesso: "A compulsão se caracteriza pelo comer sem controle, em episódios curtos e em grande quantidade; a pessoa come até não aguentar mais. Em muitos casos, vem o sentimento de culpa depois, mas é importante não confundir com a bulimia, quando a pessoa, após saciar sua vontade, se sente culpada e induz a eliminação do alimento", destacou.

Com relação as causas, Nathália explica que são multifatoriais. "Fatores hereditários, socioculturais, pessoas que foram obesas na infância, assim como indivíduos com ansiedade e depressão, são os fatores mais comuns". Ainda de acordo com a profissional, o grupo mais atingido é o adulto jovem

A psiquiatra também explicou que o tratamento é multiprofissional, mas que tem bons resultados quando há a adesão correta. É preciso procurar ajuda o mais rápido possível.

*Com informações da Rádio Jornal Garanhuns