serial killer

Proteção especial e cela isolada: veja pedidos da defensoria em proteção à integridade de Lázaro Barbosa

O "serial killer de Brasília" continua foragido e, quando for capturado, pode receber condições especiais.

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 22/06/2021 às 9:25
Reprodução
FOTO: Reprodução

A Defensoria Pública do Distrito Federal divulgou uma nota na última segunda-feira (21), direcionada à Vara de Execuções Penais, pedindo que Lázaro Barbosa, o "serial killer de Brasília", tenha proteção especial e cela separada dos demais detentos quando for capturado pela polícia. 

"Considerando a enorme repercussão nacional conferida ao caso, visando salvaguardar a vida e a saúde do assistido, a defesa técnica requer, desde logo, ao ilustre juízo que seja garantida a proteção da integridade física e psíquica do assistido", diz parte da nota.

O documento, datado do dia 18 de junho, destaca que a defensoria tem como objetivo proteger a integridade do suspeito. "Destaca-se que a tortura, bem como a violência física ou psicológica direcionada a qualquer ser humano são consideradas práticas ilícitas vedadas pelo ordenamento jurídico pátrio e pelos tratados internacionais que o Brasil se comprometeu. São valores absolutos que devem ser garantidos a todos, independentemente da conduta criminosa praticada e do clamor da sociedade por justiça".

O órgão também pede solidariedade às vítimas dos crimes cometidos por Lázaro. "Ao mesmo tempo que se solidariza com as vítimas dos delitos, deseja que as investigações e buscas sejam bem sucedidas, com a maior celeridade possível, e que nenhuma outra pessoa venha a sofrer risco de vida ou lesão aos seus direitos".

Buscas por Lázaro

O homem que ficou conhecido como "serial killer de Brasília" é procurado há 14 dias pelas autoridades de segurança de Brasília e Goiás. Ele é suspeito de vários crimes, incluindo a chacina de uma família em Ceilândia. As buscas já mobilizam cerca de 270 agentes.