animais

Cachorro nasce com duas línguas e sem olhos no Brasil

O animal chamou a atenção do tutor e a malformação pode estar associada a uma anomalia genética.

Eduarda Cabral
Eduarda Cabral
Publicado em 02/07/2021 às 9:50
Bruno Souza
FOTO: Bruno Souza

Um nascimento inusitado de um cachorro chamou a atenção dos moradores da cidade de Parnaíba, no Piauí, a aproximadamente 269 km de Teresina. O animal nasceu na última segunda-feira (28) com duas línguas e sem os olhos, orelhas e nariz.

Cachorro nasce com duas línguas, um olho e sem focinho; veja o vídeo

Neste ano, um caso semelhante foi noticiado nas Filipinas. O cachorro é vítima de uma malformação rara e nasceu aproximadamente duas horas depois de outros três filhotes, que nasceram saudáveis e sem anomalias. 

“Minha mãe chegou em casa após o trabalho, por volta das 10h, e não encontrou a cachorra. Depois viu que ela havia cavado um buraco e estava com três filhotes fêmeas. Quando cheguei em casa meio-dia, a cachorra estava deitada na sala e notei algo saindo dela. Percebi ser outro filhote e corri para filmar, eu nunca vi um parto de cachorro antes. Quando ele começou a sair, já vi ter algo diferente”, disse o tutor do animal, Bruno Souza, em entrevista ao G1.

Bruno explicou que após nascer o filhote apresentava dificuldades para respirar e acabou morrendo poucos minutos depois. "Fiquei assustado e abalado. Minha mãe, que é muito apegada aos cachorros, chorou. Eu gostaria de poder fazer algo e ter salvado a vida dele", afirmou.

O que explica esse caso?

A professora de Medicina Veterinária e especialista em neonatologia Tânia Cavalcante explica que esse tipo de malformação é extremamente rara. "Possivelmente trata-se de mutações genéticas, anormalidades cromossômicas e ambiente pré-natal podendo causar essas malformações. É principalmente relacionado em anormalidades genéticas, ou possivelmente causada pela presença de toxinas que afetam o desenvolvimento do cérebro, ainda na vida intrauterina", explicou.

*Com informações do G1