animais

Bezerra nasce anomalia e tem dois quadris e seis patas; veja o vídeo

O animal tem membros com má formação congênita e foi analisado por especialistas.

Eduarda Cabral
Eduarda Cabral
Publicado em 14/07/2021 às 9:00
Divulgação/UNIFAA
FOTO: Divulgação/UNIFAA

Uma bezerra nasceu com seis patas e dois quadris em Valença, no Rio de Janeiro. O animal tem quatro membros que se desenvolveram normalmente e dois com má formação genética. A bezerra nasceu em uma propriedade rural e foi entregue ao hospital veterinário do Centro Universitário de Valença (UNIFAA) na última sexta-feira (9). O animal é avaliado por especialistas.

"Esse caso, na literatura, se fala que isso é um monstro. Entre a cintura e as patas traseiras, ela tem outra cintura e outras duas patas", explicou o médico veterinário e coordenador do hospital veterinário do UNIFAA, Jorge Henrique Sacramento Conceição, ao G1.

Casos semelhantes já foram registrados no mundo, mas o especialista explica que este fato de Valença é inusitado. "Existem registros de casos com até oito patas. Mas, nesses casos, as patas eram penduradas no animal. Não eram articuladas no animal, como é o caso desta bezerra. E, como ela não vai ter condição de parir, a gente também vai fazer a castração dela. A gente vai tentar tirar esta monstruosidade [termo usado na literatura veterinária] dela para ela ter uma sobrevida", disse Jorge.

O animal vai passar por uma cirurgia de correção da anomalia na próxima quinta-feira (15). Após se recuperar, ele será devolvido ao dono. "O procedimento vai acontecer durante a aula de cirurgia dos alunos do curso de medicina veterinária. Eles terão uma explicação na aula teórica e depois nós realizaremos a cirurgia, com os alunos acompanhando pelo lado externo do centro cirúrgico de equinos", completou Jorge Henrique.

Veja o vídeo