cultura

Paixão de Cristo de Nova Jerusalém pode ser realizada em outubro deste ano

Há dois anos o espetáculo está suspenso em virtude da pandemia da Covid-19.

Eduarda Cabral
Eduarda Cabral
Publicado em 14/07/2021 às 7:40
Felipe Souto Maior/Divulgação
FOTO: Felipe Souto Maior/Divulgação

Considerado o maior espetáculo ao ar livre do mundo, a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém está suspensa há dois anos em virtude da pandemia da Covid-19. No entanto, uma publicação que consta no Diário Oficial do Estado no dia 9 de julho destaca que o evento pode ser promovido entre os dias 7 e 12 de outubro de 2021.

As datas foram divulgadas após uma parceria firmada entre a Sociedade Teatral de Fazenda Nova com o Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Turismo, e a Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur). O espetáculo da Paixão de Cristo é promovido há mais de 50 anos em Fazenda Nova, no Agreste, e já atraiu mais de 4 milhões de visitantes do Brasil e do mundo para acompanhar a história dos últimos dias de Jesus e de sua morte e ressurreição.

O presidente da Sociedade Teatral de Fazenda Nova, Robinson Pacheco, afirma que há possibilidade de realização do evento e que serão adotados critérios para o retorno. Robinson destaca ainda a expectativa para retorno do espetáculo. "Surgiu a possibilidade de realizar em outubro, em uma temporada fora de época. Vai depender de um protocolo (sanitário) e da evolução da vacinação para que a gente confirme essa temporada", afirmou.

A Paixão de Cristo de Nova Jerusalém é um dos eventos culturais e turísticos mais importantes de Pernambuco e chega a receber mais de 70 mil pessoas por ano. O espetáculo reúne cerca de 450 atores e figurantes, além de aproximadamente 600 profissionais técnicos, eletricistas, sonoplastas, contra regras, maquiadores, cabeleireiros, e camareiras, entre outros.

"O mais importante é que a gente está entusiasmado com esse ideia A Paixão de Cristo acontecendo, muitos empregos serão gerados, a economia da região será aquecida e o turismo geral do Estado será beneficiado, além da retomada de um evento do porte da Paixão de Cristo, para que em 2022 possa ser realizado na Semana Santa", disse Robinson Pacheco.

Último espetáculo foi há dois anos

A última vez em que o público esteve em Fazenda Nova para acompanhar o espetáculo da Paizão de Cristo foi em 2019. Participaram do elenco o ator Juliano Cazarré, que interpretou o papel de Jesus Cristo, a atriz Priscila Fantin que viveu Maria, Gabriel Braga Nunes foi Pilatos, Herodes foi interpretado por Ricardo Tozzi e Bruno Lopes deu vida ao apóstolo João. 

Em 2020, com a suspensão do espetáculo às vésperas de sua realização, no primeiro semestre do ano, o evento foi adiado para setembro, mas acabou não sendo realizado por causa da pandemia. A Sociedade Teatral de Fazenda Nova comunicou também em 2021 a suspensão do maior espetáculo ao ar livre do mundo diante do aumento de casos da Covid-19.