falecimento

Morre aos 77 anos Duda Mendonça, que liderou campanha de Lula em 2002

O marketeiro lutava contra um câncer no cérebro.

Eduarda Cabral
Eduarda Cabral
Publicado em 16/08/2021 às 8:50
Valter Campanato/ Acervo Agência Brasil
FOTO: Valter Campanato/ Acervo Agência Brasil

Morreu em São Paulo, nesta segunda-feira (16), o publicitário Duda Mendonça, aos 77 anos. Duda lutava contra um  câncer no cérebro, que se agravou em decorrência da Covid-19, e estava internado no Hospital Sírio-Libanês há dois meses.

José Eduardo Cavalcanti de Mendonça, conhecido como Duda, nasceu em 1944, em Salvador e foi um dos marqueteiros políticos mais conhecidos do país. Ele estreou no marketing político em 1985 e foi o responsável pela campanha vitoriosa de Lula em 2002.

Além de Lula, ele também foi um dos responsáveis pelas campanhas de Paulo Maluf (PP), em São Paulo; Miguel Arraes (PSB), em Pernambuco no ano de 1998; Ciro Gomes (PDT), no Ceará, e do ex-primeiro-ministro de Portugal, Pedro Santana Lopes.

Em outubro deste mesmo ano, durante o período de campanha eleitoral, o marqueteiro foi preso em flagrante em uma operação da Polícia Federal (PF), junto com outras 200 pessoas, em uma rinha de galos na zona oeste da capital paulista.

Mensalão

No escândalo do mensalão, Duda foi acusado de receber por serviços ao PT por meio de uma offshore nas Bahamas. Ele confessou em 2005 que recebeu R$ 10,5 milhões pela campanha à eleição de Lula por meio de caixa 2. O baiano chegou a virar réu no processo do mensalão, mas foi absolvido. 

*Com informações do JC Online