Datas comemorativas

Dia Internacional da Igualdade Feminina: conheça a origem da data

Data celebra as conquistas das mulheres na história

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 26/08/2021 às 11:59
Rovena Rosa/Agência Brasil
FOTO: Rovena Rosa/Agência Brasil

O Dia Internacional da Igualdade Feminina é comemorado nesta quinta-feira, 26 de agosto. A data comemora as conquistas das mulheres na história, o empoderamento e a luta pela igualdade entre os gêneros. Você conhece a origem dessa data?

A celebração começou nos Estados Unidos. No dia 26 de agosto de 1920, foi aprovada a 19ª emenda da constituição que dava às mulheres o direito ao voto. Esse foi um marco na luta pelo sufrágio feminino e pela igualdade política. Nessa mesma data, em 1973, o Congresso dos Estados Unidos decidiu que seria celebrado o Dia Internacional da Igualdade Feminina, em homenagem à aprovação da emenda.

A aprovação da emenda influenciou no movimento sufragista ao redor do mundo. No Brasil, o voto feminino só foi permitido em 1934 e só se tornou obrigatório em 1946.

No ano de 1934, as mulheres conquistaram a licença-maternidade. A Constituição previa que as mulheres pudessem ficar sem trabalhar um mês antes e um mês após o nascimento do bebê, além da proibição da demissão de gestantes.

O anticoncepcional, outra conquista que contribuiu para o poder de escolha da mulher em relação ao corpo e à gravidez, foi legalizado e passou a ser comercializado no Brasil em 1962.

A 4ª Conferência Mundial da Mulher das Nações Unidas, que foi realizada em 1995, em Pequim, estabeleceu 12 metas para garantir o direito das mulheres no mundo. Em 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e, entre as metas, estavam itens que têm como objetivo alcançar a saúde materna e igualdade de gênero até 2030.

Apesar das conquistas de direitos e dos avanços que ocorreram ao longo dos anos, ainda há muito a ser avançado para que as metas sejam alcançadas.

*Com informações de O Globo, Claudia Online, ONU Mulheres Brasil e Calendarr