Projeto

Veja como será a escultura do Galo da Madrugada 2020

Título da alegoria será "Galo Circense de olho no futuro"

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 28/01/2020 às 15:48
Divulgação/Leopoldo Nóbrega
FOTO: Divulgação/Leopoldo Nóbrega

A Prefeitura do Recife e o artista plástico Leopoldo Nóbrega apresentaram nesta terça-feira (28) o projeto da escultura gigante do Galo da Madrugada em 2020. Este ano, o símbolo do maior bloco de rua do mundo terá características ECOfuturistas, com resíduos tecnológicos, arte, luzes de LED, entre outros elementos. O tema da folia de Momo deste ano é "O Circo, a Criança e a Cultura Popular", e o título do Galo da Madrugada será "Galo Circense de olho no futuro".

Um dos destaques do processo criativo da alegoria do Galo é a participação de 400 crianças e adolescentes, entre três e 12 anos. Os pequenos ficarão responsáveis por pintar mil vinis reaproveitados para compor a roupagem do Galo. Os objetos servirão como lantejoulas gigantes nas vestes.

Toda a roupa do Galo terá referências de personagens e atividades do picadeiro. A ponta do rabo terá uma estrutura que girará em direções opostas, causando um efeito de movimento com a força do vento. Na crista, haverá um degradê com as cores do arco-íris.

Leopoldo Nóbrega assina o projeto do Galo pelo segundo ano consecutivo. "Eu queria rever as previsões da 'moda futurista' dos anos 60 e repensar como aquela estética geométrica circular padronizada dialogaria com a realidade de hoje. Foi aí que surgiu uma fantasia escultórica, com estrutura modulada de discos de vinil descartados, composta por materiais alternativos e sobras do Galo Artesão (2019), questionando o próprio lixo tecnológico como desejo de consumo e ponto de partida para uma artesania autoral. A sustentabilidade não sai da moda e ela tem seu legado fundamental nessa história", explicou o artista plástico.

Estrutura

A escultura gigante terá iluminação e efeitos digitais, para que o Galo possa ser visto aceso também à noite. Serão 38 placas de LED outdoor de alta resolução, além de mais de mil Clusters de LED para iluminá-lo. As placas farão parte de um mapa digital com efeitos gráficos e luminosos.

O Gigante da Ponte Duarte Coelho terá sete toneladas, contando com a estrutura metálica e a fantasia. Cerca de 20 pessoas estão envolvidas na estruturação e montagem do Galo, além dos 30 profissionais que participam da produção.

Montagem

Os trabalhos para a montagem do Galo devem iniciar na noite de 18 de fevereiro na ponte. Ao todo, deve levar 20h para que o Galo seja concluído. Pronta, a alegoria deverá chegar a 28 metros de altura. A expectativa é de que o Gigante esteja de pé na madrugada do dia 21, dia da abertura oficial do Carnaval do Recife.