menu

Maquiagem de Carnaval: veja dicas e orientações para proteger a pele

É preciso tomar alguns cuidados, principalmente com relação ao sol

Cor rosa é uma das queridinhas
Cor rosa é uma das queridinhas (Divulgação/Jéssica Nascimento)

As cores neon (rosa, laranja, verde), as formas e o querido glitter estão em alta para a maquiagem de Carnaval 2020. A make faz parte da composição do look, combinada com fantasia, adereço, máscaras, entre outros. Muita gente prefere combinar as cores da maquiagem com a cor do abadá do bloco ou camarote. Outros vão para shows ou bailes de Carnaval e apostam em maquiagens profissionais que fazem parte da caracterização. De toda forma, é preciso tomar alguns cuidados com a pele.

De acordo com a maquiadora profissional Jéssica Nascimento, as maquiagens mais procuradas para este ano são as com muito glitter das têmporas para a bochecha, na região lateral do rosto; o olho mais colorido com glitter e também na lateral. Para as pessoas que querem algo mais discreto ou mais pesado, é uma boa pedida controlar a intensidade do glitter.

É comum ter dúvidas na hora de fazer a maquiagem em casa. Segundo a maquiadora, o processo antes e depois da make é tão importante quanto a produção. "O que eu sempre falo para as minhas clientes é usar o protetor solar, que é muito importante. Faz uma higienização antes da base, lava bem, passa hidratante, protetor solar", orienta.

O pré e o pós-maquiagem também previnem outros problemas. "A maquiagem direto no rosto sem preparação pode entupir alguns poros, causar danos, alergias. Às vezes a pessoa chega cansada em casa, mas é importante tirar com demaquilante, lavar bem o rosto, tirar a cola dos cílios. Dessa forma você vai estar cuidando da pele, prevenindo cravo, espinha, ressecamento e até alergia, porque a maquiagem não vai estar em contato direto com a pele", explica.

Protetor solar

O uso do protetor solar é essencial tanto para proteger a pele do sol como para prevenir o surgimento de manchas. A reposição do protetor também é importante, mas como fazer isto sem danificar a produção? Segundo Jéssica, é possível utilizar protetor solar spray, aplicando a 30 cm de distância do rosto.

Para remover maquiagens mais pesadas e com glitter, o ideal é utilizar um demaquilante bifásico com um algodão. "Acontece muito de as pessoas tirarem com lenço umedecido, até de criança. O lenço empurra o glitter contra a pele e acaba causando atrito e machucando a pele. Pode causar alergias também".

A maquiadora também alerta para o uso de pedrarias na make durante o dia. No Carnaval do ano passado, as pedras estavam em alta, mas sem os cuidados necessários, a pessoa pode acabar causando problemas à pele. Por causa disto, ela orienta o uso das pedrarias apenas em eventos após as 16h, quando o sol está perto de se pôr. Mesmo assim, é necessário o uso do protetor solar.