Eleições

Prazo para solicitar 2ª via do título de eleitor termina nesta quinta

Eleitores devem ficar atentos

Agência Brasil
Agência Brasil
Publicado em 05/11/2020 às 8:33
Marcello Casal Jr./Agência Brasil
FOTO: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O prazo para solicitar a segunda via do título de eleitor no cartório eleitoral termina nesta quinta-feira (5). A solicitação é presencial. Muitos eleitores cadastrados no sistema biométrico já baixaram o aplicativo e-título e têm, no celular, uma versão digital do título de eleitor. Uma facilidade para quem, muitas vezes, acaba perdendo o documento. Porém, quem não tem essa versão e não sabe onde guardou o título, é preciso ficar atento.

Para emitir a segunda via, o eleitor não pode ter débitos com a justiça eleitoral como multas por ausência às urnas ou aos trabalhos de mesário, por exemplo. Também não pode ter recebido outras multas por violações ao código eleitoral.

Mas, também é possível votar com outros documentos oficiais desde que eles tenham foto, como carteira de identidade ou de habilitação. E pra saber onde votar basta acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral: é só colocar o nome ou número do título, data de nascimento e nome da mãe que a sessão de votação será indicada.

Já para quem quer se atualizar e ter a versão digital do título de eleitor, basta baixar o aplicativo nas lojas virtuais e levar o celular para a votação. O e-titulo dispensa a apresentação de outro documento no momento do voto e também oferece serviços como a emissão de certidões de quitação eleitoral.