Eleições 2020

Veja temas abordados no debate de candidatos a vice-prefeito da Rádio Jornal Caruaru

O encontro contou com as participações de Manoel da Cazanova (PSL) e de Ailza Trajano (PCdoB)

Pedro Augusto
Pedro Augusto
Publicado em 05/11/2020 às 15:30
Jeferson Nascimento
FOTO: Jeferson Nascimento

Após os prefeituráveis foi a vez dos candidatos a vice-prefeito de Caruaru a participarem de debate promovido pela Rádio Jornal Caruaru (AM 1080). Com a apresentação do jornalista Berg Santos, o encontro foi realizado, na tarde desta quinta-feira (05), na sede do Sistema Jornal do Commercio Interior (SJCC Interior), com transmissão pelas ondas do rádio, pelo Portal NE10 Interior e plataformas digitais do SJCC. O evento contou com as participações de Manoel da Cazanova (PSL) e de Ailza Trajano (PCdoB) já os demais convidados, ou seja, as postulantes Ingrid Marcela (PT) e Roberta Antunes (PSD), além de Rodrigo Pinheiro (PSDB), não compareceram.

>>> Em debate morno e sem Raquel, candidatos à Prefeitura de Caruaru apresentam propostas na Rádio Jornal

As duas primeiras alegaram problemas de saúde já o último afirmou que não iria participar do debate. No primeiro bloco, os dois candidatos presentes tiveram oportunidade para analisar algumas questões ambientais da Capital do Agreste, a exemplo da situação atual do Rio Ipojuca. “No nosso programa de governo dispomos de um estudo elaborado por especialistas para pormos em prática um plano ambiental adequado para Caruaru. Em parceria com toda a sociedade, aprenderemos a amar o Rio Ipojuca, que está morrendo e necessita ser recuperado”, destacou Manoel da Cazanova.

Já Ailza Trajano enalteceu a adoção do programa “Janelas para o Rio”, do Governo do Estado, caso a sua chapa saia vencedora, nas Eleições Municipais 2020. “Este projeto irá impulsionar a limpeza do Rio Ipojuca, bem como irá fortalecer a comunidade ribeirinha, que já realiza os seus plantios. Através dele, intensificaremos a importância da população de também de cuidar do que é nosso, fazendo com que o Ipojuca volte a ser realmente um rio e não um esgoto a céu aberto”.

2º Bloco

O segundo bloco do debate contou com as participações do jornalista Luiz Carlos Fernandes e do analista político do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, Fernando Andrade. Nele, os convidados tiveram oportunidade de fazer perguntas abordando alguns aspectos importantes de Caruaru.

Manoel da Cazanova respondeu de que forma pretende firmar relacionamento com os trabalhadores locais, caso seja eleito nas urnas. “Ao longo da minha carreira, estive ligado em várias ações de entidades como a Acic e a CDL e sempre fui um defensor do desenvolvimento. Com essa linha de atuação, sempre estarei em prol do setor produtivo de Caruaru. Já em relação aos servidores da Prefeitura, promoveremos capacitações, em paralelo, exigiremos resultados”.

Já Ailza Trajano comentou a respeito de políticas públicas voltadas para as mulheres. “Infelizmente, a atual gestão municipal não aplicou as políticas públicas necessárias na cidade. No nosso programa de governo contamos com uma atenção totalmente voltada para a mulher incentivando-a financeiramente com a realização de cursos e capacitações. Além disso, ampliaremos o acolhimento e tratamento no Centro de Referência da Mulher de Caruaru”.

3º Bloco

Neste bloco, os dois postulantes responderam sobre temas citados por ambos. Manoel comentou a respeito do setor da Educação. “No nosso programa de governo, temos um tratamento especial para os professores, haja vista que eles se encontram maus remunerados e maus tratados pela atual gestão. Falta capacitação e um plano de carreiras decente. Além disso, faremos o pagamento do 14º Salário para aqueles professores que atingirem as suas respectivas metas”.

Já a representante do PCdoB comentou sobre as ações planejadas para o Distrito Industrial de Caruaru. “Primeiro, precisamos ouvir a categoria para sabermos verdadeiramente das suas dificuldades. Desta forma, juntos, poderemos encontrar as soluções para os seus problemas. Queremos trazer novas empresas para lá, o que permitirá a criação de novos empregos”.

4º Bloco

No quarto bloco, Manoel da Cazanova respondeu sobre a sua aliança com o Governo Federal. “Está claro, porque a esquerda não dá certo em canto nenhum. Os países comunistas matam os adversários e controlam a imprensa. No Brasil, temos uma esquerda idealista, que fala muito e produz pouco. Não diga que a política federal, estadual e municipal, não esteja interligada, mas neste momento, as pessoas estão querendo saber quais são os projetos que os candidatos têm para desenvolver Caruaru”.

Em seguida, Ailza Trajano falou sobre o turismo – setor este bastante importante para a economia local. “Os nossos pontos turísticos estão abandonados e precisamos e cuidar deles para garantirmos mais geração de renda. Caruaru precisa ser novamente olhado. Contamos com muitas riquezas que necessitam ser mostradas. Precisamos desenvolver um projeto eficaz para esse setor”.

5º Bloco

No debate de candidatos a vice-prefeito da Rádio Jornal Caruaru, quinto e último bloco, os dois postulantes realizaram as suas considerações finais.

Veja debate na íntegra