Eleição

Com 66,86% dos votos, Raquel Lyra (PSDB) é reeleita prefeita de Caruaru

O segundo lugar, Delegado Lessa (PP), obteve 19,22% dos votos

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 15/11/2020 às 23:03
Divulgação/Prefeitura de Caruaru
FOTO: Divulgação/Prefeitura de Caruaru

Com ampla vantagem em relação aos adversários, a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), foi reeleita neste domingo (15), com 100% das urnas apuradas. Raquel obteve 66,86% dos votos (114.466), enquanto o segundo colocado, Delegado Lessa (PP), ficou com 19,22% (32.910 eleitores). O terceiro lugar foi de Raffiê Dellon, com 8,75% (14.986 votos).

Em uma campanha eleitoral atípica, com datas adiadas em meio à pandemia da covid-19, a Capital do Agreste seguiu a tendência de outros municípios brasileiros, que reelegeram seus prefeitos em 2020. O vice-prefeito é Rodrigo Pinheiro (PSDB).

Raquel Lyra fez uma campanha focada nas ações realizadas ao longo da gestão e em projetos para o pós-pandemia, e não participou de nenhum debate promovido pelos veículos de comunicação, evitando o confronto direto com os adversários. Mesmo assim, com mais recursos, conseguiu superar os adversários realizando transmissões ao vivo com os eleitores nas redes sociais e eventos com grupos específicos, além de carreatas antes da proibição de eventos de rua pelo TRE-PE.

Mesmo antes da divulgação dos resultados oficiais pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), às 23h, por volta das 19h a vitória já era comemorada nas ruas de Caruaru, com a contagem dos votos pelos veículos de comunicação. As ruas do bairro Maurício de Nassau, onde fica o Comitê 45, ficaram lotadas de apoiadores. Às 22h, com apenas 31,75% das seções totalizadas, Raquel Lyra fez um pronunciamento à população, agradecendo o acolhimento da população.

"Os números indicam uma reeleição, e uma vitória política importante, não minha, mas da população", declarou. A prefeita afirmou que a partir desta segunda (16), os palanques serão desarmados e ela continuará a trabalhar pela cidade, trazendo mais assistência, saúde, e educação para as pessoas. Raquel destacou ainda que o foco será a retomada econômica no pós-pandemia.

Para o analista político Fernando Andrade, a vitória foi histórica, uma vez que a prefeita venceu tanto nas urnas da cidade como nas da zona rural. "Hoje é o dia da festa da democracia, é o dia de se celebrar a vitória da prefeita porque foi a vontade do povo", afirmou.

O professor ainda evidenciou que a prefeita sai forte da disputa, uma vez que derrotou Marcelo Gomes (PSB), que representa a aliança entre José Queiroz (PDT), Tony Gel (MDB) e a família Gomes - adversários políticos históricos - apoiada ainda pelo governador Paulo Câmara (PSB). Marcelo teve apenas 2,05% dos votos (3.513). "Essa expressiva vitória de Raquel Lyra sem dúvida vai qualificá-la a postos de comando cada vez mais altos em Pernambuco", sugeriu.

Em 2016, Raquel Lyra foi a primeira mulher eleita prefeita em Caruaru, com mais de 93 mil votos. Antes, foi eleita duas vezes deputada estadual. A gestora é formada em Direito e atuou como procuradora do Estado.

Votação

A ordem de votação em Caruaru foi: Raquel Lyra - PSDB (66,86% - 114.466 votos); Delegado Lessa - PP (19,22% - 32.910 votos); Raffiê Dellon - PSD (8,75% - 14.986 votos); Marcelo Rodrigues - PT (2,90% - 4.964 votos); Marcelo Gomes - PSB (2,05% - 3.513 votos); Rafael Wanderley - UP (0,22% - 374 votos).