A empresária do ramo da moda Talita Cardozo Fonseca, 23 anos, conhecida como Talita de Doda (MDB), é a prefeita eleita mais jovem de Pernambuco nas eleições 2020. Entre as mulheres, é a mais jovem do Brasil. De acordo com a legislação brasileira, a idade mínima para assumir o mandato de prefeito (a) é 21 anos.
A partir de 1º de janeiro de 2021, Talita será a gestora do município de Camutanga, na Zona da Mata Norte do Estado. Ela obteve 60,65% dos votos (3.614 votos). O segundo lugar, Lula Veículos (PSB), teve 28,76% dos votos (1.714) e Dinho Parabólicas (PTC), 10,59% (631).
- Saio como a segunda maior força política de Caruaru, diz Lessa após eleições 2020
- Candidato a vereador descobre no dia da eleição que divulgou número errado na campanha
- Após deixar sacerdócio para casar, Padre Joselito é eleito prefeito em Gravatá
- Apesar de vitória, Cacique Marquinhos pode não assumir prefeitura de Pesqueira
"Eu não esperava, é uma sensação inexplicável, estou muito feliz de estar representando minha cidade de Camutanga a partir de 2021, representando todos os jovens e toda a população camutanguense", destacou, em entrevista à TV Jornal Interior. A jovem tem mais de 25 mil seguidores nas redes sociais.
Necessidades do município
Talita de Doda reforçou que irá começar um "belo mandato" em 2021, representando bem as mulheres e focando principalmente na saúde, na educação e em esportes e lazer: "A cidade precisa melhorar em muito aspectos. Camutanga está uma cidade muito estagnada no tempo e eu, com essa juventude, minha garra e minha determinação, vou fazer o melhor pela querida Camutanga".
O pai da jovem, Doda Soares, se candidatou à prefeitura em 2016, mas não se elegeu por uma diferença de 35 votos.
Veja entrevista