Política

Conheça as quatro vereadoras eleitas para a Câmara de Vereadores de Caruaru

Esta será a primeira vez delas no cargo

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 17/11/2020 às 15:02
Fotos: Divulgação
FOTO: Fotos: Divulgação

A Câmara de Vereadores de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, passará a contar, a partir da próxima legislatura, com quatro mulheres. O número é baixo comparado ao total de vereadores do município - são 23 - mas considerado uma vitória para a representatividade em comparação com a legislatura atual, que tem apenas uma mulher, Zezé Parteira (PSDB), que não se reelegeu.

Em 2020, a vereadora mais votada da cidade foi uma mulher: a professora universitária Perpétua Dantas (PSDB), de 48 anos. "Estou muito feliz, até porque foi um pleito desafiador. Época de pandemia, mudança na lei eleitoral, mudança no cenário político. Foi um desafio muito grande para as mulheres", destaca. Maria Perpétua Socorro Dantas obteve 3.200 votos.

Confira a lista dos vereadores eleitos de Caruaru

Apenas oito vereadores se reelegem em Caruaru; confira nomes

Entre os 10 vereadores mais votados está ainda Rosemery da Silva Alves, 44 anos, conhecida como Mery da Saúde (PSD), que obteve 2.618 votos. Ela atua na área e é esposa do atual vereador Cecílio Pedro (MDB), que decidiu não concorrer este ano. "Nosso mandato é fruto do nosso trabalho, me sinto orgulhosa por poder representar as mulheres", disse Mery.

A empresária Katia Pereira Soares, 37 anos, conhecida como Katia das Rendeiras (Republicanos) também foi eleita para a próxima legislatura. Ela teve 2.305 votos.

A quarta mulher eleita foi a fisioterapeuta Aline Quercia Araujo do Nascimento, 29 anos. Aline Nascimento (Cidadania) teve 1.831 votos e é filha do ex-vereador Zé Ailton (conhecido como Zé+Zé), que faleceu em julho de 2017. "Nós mulheres temos que estar fortalecidas, temos que estar nos espaços que nos cabe, que desejamos", declarou.

Esta é a primeira vez de todas as vereadoras eleitas na Câmara Municipal.

Análise

O analista político Fernando Andrade chamou a atenção para o fato de nas eleições de 2016, a única mulher eleita ter tido o menor número de votos. Ele também destaca a renovação na Câmara; dos 23 vereadores, apenas oito se reelegeram. "A inserção da mulher este ano na Câmara de Vereadores de Caruaru foi significativa. Isso é uma resposta que o povo deu para aqueles políticos que fazem da política uma carreira, uma profissão, e não uma doação às pessoas, à cidade e aos problemas efetivos".