EXCLUSIVO

PESQUISA CONECTAR PE: Confira como Paulo Câmara é visto na disputa para novo governo do estado

Veja a relevância do governador Paulo Câmara em relação aos candidatos ao governo, em dados da pesquisa eleitoral Conectar, divulgada com exclusividade pelo Blog de Jamildo

Antônio Gois Cynara Maíra
Antônio Gois
Cynara Maíra
Publicado em 29/07/2022 às 8:20 | Atualizado em 29/07/2022 às 8:23
Foto: Diego Nigro/JC Imagem
Foto: Diego Nigro/JC Imagem

Nessa sexta-feira (29), o Blog de Jamildo divulga, com exclusividade, dados da nova pesquisa Conectar. A pesquisa eleitoral realizada em Pernambuco trouxe, além de outros números, a força do governador Paulo Câmara como cabo eleitoral na disputa pelo governo do estado.

PAULO CÂMARA É UM BOM CABO ELEITORAL?

Entre os políticos avaliados, o governador Paulo Câmara (PSB) foi visto de forma negativa pela maior parte dos entrevistados.

Foi perguntado se ele auxilia nos votos de Danilo Cabral, candidato do PSB ao governo e sucessor de Câmara. À essa questão, 18% responderam que consideram que o apoio do atual governador aumenta a vontade de votar em seu candidato.

32% dos eleitores entrevistados consideraram que o endosso de Paulo Câmara diminui sua vontade de votar em Danilo e 45% afirma considerar irrelevante seu trabalho como cabo eleitoral.

Divulgação
Pesquisa Conectar mostra Lula como melhor cabo eleitoral para Danilo do que Paulo Câmara. Marília também se utiliza da imagem de Lula para ganhar votos - Divulgação

Os outros nomes avaliados são os candidatos à presidência do Brasil, o ex-presidente Lula (PT) e o atual presidente Jair Bolsonaro (PL).

Na avaliação do público, o apoio com maior força entre os três políticos é o de Luiz Inácio Lula da Silva. Lula também apoia Danilo Cabral para o Governo de Pernambuco, mas a candidata Marília Arraes (Solidariedade) disputa o interesse do eleitorado do ex-presidente.

48% dos entrevistados indicaram que o apoio do petista aumenta a vontade de votar em seus candidatos. 38% consideraram irrelevante, 11% relataram diminuir sua vontade de votar e 3% não souberam responder.

Jair Bolsonaro foi o político com menor índice de força, mas com taxas muito próximas às do governador Paulo Câmara.

QUAIS OS MOTIVOS DA REJEIÇÃO DE PAULO CÂMARA E DANILO CABRAL?

Segundo os dados da pesquisa eleitoral, os principais problemas de Paulo Câmara como cabo eleitoral estão relacionados com sua atuação no Governo do Estado.

53% dos entrevistados da pesquisa Conectar consideraram a administração do governador Paulo Câmara como negativa, enquanto 14% avaliaram positivamente a gestão.

O governo de Paulo Câmara também é desaprovado por 66% dos participantes da pesquisa, enquanto 29% aprovam a administração do atual governador.

Essa situação pode funcionar como explicação às tentativas da oposição de prejudicar Danilo Cabral associando-o com a atual gestão.

Sobre a Pesquisa Conectar

A pesquisa realizou a coleta de entrevistas entre os dias 19 e 22 de julho de 2022. Ao todo foram feitas 1000 entrevistas entre eleitores de 55 municípios de Pernambuco.

Estima-se que a margem de erro máxima seja de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa possui nível de confiança de 95%.

A pesquisa foi realizada por iniciativa própria do Instituto Conectar Pesquisas e Inteligência. O número de registro da pesquisa é BR-07876/2022 e PE-05576/2022.

Divulgação
Danilo Cabral e Paulo Câmara - FOTO:Divulgação
DIVULGAÇÃO
Lula e Danilo; Lula e Marília. Ato de hoje oficializará presencialmente apoio de Lula para Marília Arraes no segundo turno contra Raquel Lyra, anteriormente Lula apoiou Danilo Cabral do PSB - FOTO:DIVULGAÇÃO