FIG

Gastronomia é destaque no Festival de Inverno de Garanhuns

Do JC Online
Do JC Online
Publicado em 21/07/2010 às 17:01

Quem pensa que o Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) é apenas uma mistura de arte e cultura, se engana. Não é à toa que a cidade conquistou o título de “Suíça pernambucana”. Os hábitos da gastronomia europeia também vêm ganhando espaço durante o evento, oferecendo ao turista um cardápio típico de inverno. Chocolate quente e vinho são as bebidas oficiais do FIG, enquanto o fondue - de carne ou queijo - não pode faltar à mesa.

“Tomar chocolate quente durante o Festival de Inverno já virou uma tradição em Garanhuns”, garante Flávio Murilo, dono de uma fábrica de chocolates caseiros que funciona na cidade.

Segundo ele,  além de aquecer o frio característico da região, a bebida também proporciona ao consumidor um momento saudável e de encontro entre amigos.

“Durante o Festival, nossas duas lojas ficam abertas em horário estendido para atender a demanda que aumenta consideravelmente, se fizermos uma comparação com outros períodos. São famílias e amigos que se reúnem para tomar chocolate e curtir esse clima agradável que só Garanhuns tem”, disse.

Nos restaurantes da cidade, é a carta de vinhos que atrai o cliente. “Aqui nós temos uma carta com mais de 60 títulos e esse tem que ser o diferencial para atrair a atenção do cliente que sempre vem a procura de um bom vinho para saborear e fugir do frio”, assegura o gerente de um dos restaurantes mais frequentados de Garanhuns, Cleiton Vasconcelos.

Mas se a fome e o frio surgirem na hora da festa, um polo gastronômico está montado em plena Esplanada Cultural Guadalajara, com muitas opções gastronômicas, entre elas as mais procuradas, que são o chocolate, o fondue e o vinho.

O empresário Cláudio Oliveira é um dos apreciadores do espaço. “Esse é o lugar feito especialmente pra gente que aprecia um vinho de qualidade, quer curtir o Festival e quer matar o frio”, disse.